Imagens da infância no Brasil escravocrata

Autores

  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Tendo como ponto de partida a necessidade de compreender as concepções de infância presentes na postura pedagógica dos professores, o estudo mergulha na história brasileira e verifica, particularmente na sociedade escravocrata, as imagens a respeito da criança. Discute, inicialmente, a questão da infância enquanto imagem histórica. Apresenta, em seguida, aspectos da vida dos "índios" com relação às crianças, no momento em que os colonizadores desembarcam no Brasil. Ao final, o artigo permite ao leitor compor uma imagem da infância brasileira na Colônia e no Império.

Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora do CED/ UFSC. Doutorado em Educação pela Unicamp (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela UFSC (1985).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1991-01-01

Como Citar

Ostetto, L. E. (1991). Imagens da infância no Brasil escravocrata. Perspectiva, 9(16), 133–169. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos