Questionar e subverter práticas colonialistas na sala de aula: a análise crítica de necessidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92555Palavras-chave:
Pedagogia Crítica, Português como Língua de Acolhimento, Análise de NecessidadesResumo
Estima-se que, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 24,4% no número anual de imigrantes registrados em território brasileiro (SANIELE, 2021). Independente das razões econômicas, políticas e sociais que levam à migração, pode-se afirmar que o ensino da língua portuguesa surge como uma importante ferramenta para que imigrantes e refugiados possam buscar novas oportunidades de emprego, de estudo, e de socialização como um todo. Tendo em vista este contexto, o presente artigo tem por objetivo discutir a importância de uma perspectiva crítica para o ensino de português para imigrantes e refugiados no Brasil. Mais especificamente, partimos da discussão do conceito de português como língua de acolhimento (LOPEZ; DINIZ, 2018) para defender a importância de uma educação linguística pautada na justiça social. Apresentamos, portanto, os preceitos e fundamentos da pedagogia crítica (FREIRE, 2005) e da pedagogia crítica para ensino de línguas (CROOKES, 2013) como possibilidades para um fazer pedagógico que ressignifique o ensino de língua portuguesa de forma a evitar a reprodução de práticas colonialistas e impositivas de ensino. Por meio de uma análise crítica das necessidades de imigrantes e refugiados no sul do Brasil (MARCELINO, 2020), destacamos que o ensino de português deve partir da realidade e das necessidades dos estudantes e também promover encontros interculturais que valorizem suas identidades, histórias e conhecimentos.
Referências
ALMEIDA, Ricardo Luís Teixeira de. Language education in English as an additional language in Brazil: overcoming the colonial practices of teaching English as a foreign language. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 56, p. 935-961, 2021. DOI https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49691. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49691. Acesso em 29 dez. 2022.
AMORIM, Telma Pires Pacheco; XAVIER, Rosely Perez. Uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel para a construção de um programa de ensino de língua estrangeira baseado em tarefas. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 16, p. 123-146, 2017.
BENESCH, Sarah. Needs analysis and curriculum development in EAP: An example of a critical approach. TESOL Quarterly, v. 30, n. 4, p. 723–738, 1996. DOI https://doi.org/10.2307/3587931. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3587931?origin=crossref. Acesso em 29 dez. 2022.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Vitoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. DOI 10.1191/1478088706qp063oa. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1191/1478088706qp063oa?scroll=top&needAccess=true&role=tab. Acesso em 29 dez. 2022.
CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Tadeu de; SILVA, Bianca. G. Relatório Anual 2021 – 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e o refúgio no Brasil. Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-a. Acesso em: 29 dez. 2022.
CROOKES, Graham. V. Critical ELT in action: Foundations, promises, praxis. 1ed. New York: Routledge, 2013. DOI https://doi.org/10.4324/9780203844250. Disponível em: https://www.routledge.com/Critical-ELT-in-Action-Foundations-Promises-Praxis/Crookes/p/book/9780415883498. Acesso em: 29 dez. 2022.
DEUSDARÁ, Bruno; ARANTES, Poliana Coeli Costa; BRENNER, Ana. Karina. “É um problema de todo mundo”: conceitos, métodos e práticas no ensino de português para refugiados. Fórum Linguístico, v. 15, n. 3, p. 3226–3240, 2017.
DOMINGUES, Petrônio. O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil (1889-1930). Diálogos latinoamericanos, Universidad de Aarhus, v. 6, n. 10, 2005. DOI https://doi.org/10.7146/dl.v6i10.113653. Disponível em: https://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/113653. Acesso em: 29 dez. 2022.
ELLIS, Rod. Task-Based Language Teaching: sorting out the misunderstandings. International Journal of Applied Linguistics, v. 19, n. 3, p. 221–246, 2009. DOI https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2009.00231.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1473-4192.2009.00231.x. Acesso em: 29 dez. 2022.
FARIAS, Priscila; SILVA, Leonardo da. Doing critical language teaching through tasks: Insights from the Brazilian context. Education Sciences, v. 11, n. 5, p. 1–23, 2021. DOI https://doi.org/10.3390/educsci11050223. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1297295. Acesso em: 29 dez. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo, Paulo. Education for critical consciousness. New York: Seabury Press, 1973.
FREIRE, Paulo, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo, Paulo. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2005.
GALEANO, Eduardo. Open veins of Latin America. Five centuries of the pillage of a continent. Serpent’s Tail, 2009.
GROSSO, Maria José dos Reis. Língua de acolhimento, língua de integração. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, 2010. DOI https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.886. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/886. Acesso em: 29 dez. 2022.
HADDAD, Sérgio. Paulo Freire e bell hooks: um encontro permanente. In: hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, bell. Teaching to transgress: Education as the practice of freedom. New York: Routledge, 1994.
ICOM (Instituto Comunitário Grande Florianópolis). Sinais Vitais: Migração Internacional. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MjdExiAAx325I8le-9QGo2TZRQuzldpc/view. Acesso em: 2 jan. 2023.
JASSO-AGUILAR, Rebeca. Sources, methods and triangulations in needs analysis: A critical perspective in a case study of Waikiki hotel maids. In: LONG, Michael. H. (Org.), Second language needs analysis, Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005, p. 127-158.
LONG, Mike. Why TBLT? In: LONG, Mike. (Org.) Second Language Acquisition and Task-based Language Teaching. 1ed. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd, 2015, p. 3-15.
LONG, Mike. Identifying language needs for TBLT in the tourist industry. In: BOSH, Gloria; SCHLAK, Torsten. (Eds.). Teaching Foreign Languages for Tourism. Research and Practice. Bern: Peter Lang, 2013, p. 25–48.
LOPES, José Henrique. Materiais didáticos de Português para Falantes de Outras Línguas: do levantamento de produções brasileiras a uma nova proposta. In: FURTOSO, V. B. (Org.) Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas. Londrina: Eduel, 2009. p. 127-156.
LOPEZ, Ana Paula de Araújo; DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Iniciativas Jurídicas e Acadêmicas Brasileiras para o Acolhimento de Imigrantes Deslocados Forçados. Revista SIPLE, edição especial, n. 2. p. 31 - 56, 2018.
LONGO, Ivan. Neonazistas ameaçam atentado contra mostra de cultura haitiana em SC: "Faremos uma chacina". Revista Fórum. 17 nov. 2022. Disponível em: https://revistaforum.com.br/brasil/2022/11/17/neonazistas-ameaam-atentado-contra-mostra-de-cultura-haitiana-em-sc-faremos-uma-chacina-127477. Acesso em: 29 dez. 2022.
MARCELINO, Ana Flávia Boeing. Uma proposta de currículo baseado em tarefas que parte da pesquisa-ação no contexto de ensino de PLAc. Veredas: Revista de Estudos Linguístico. v. 25, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35807. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35807. Acesso em: 29 dez. 2022.
MARCELINO, Ana Flávia Boeing. TBLT and Portuguese as a Host language: analyzing learners’ oral performance in terms of Outcome Achievement and investigating the task implementation process through the learners’ and the teacher’s perspectives. Orientadora: Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely. 2020. 207 f. Dissertação (Mestrado em Inglês – Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2020. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PPGI0187-D.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.
MAYO, Peter. Understanding colonialism and fostering a decolonizing emancipatory education through Paulo Freire. Educational Philosophy and Theory, London, v. 54, n. 13, p. 2275-2285, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2022.2116313
PAIXÃO, Harrison Parizotto da. Needs Analysis in Portuguese Lessons: One Possibility?. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13779. Acesso em: 27 jul. 2023.
RICH, Adrienne. Collected Poems: 1950-2012. W. W. Norton & Company, Inc. Disponível em: https://www.sccs.swarthmore.edu/users/99/jrieffel/poetry/rich/children.html. Acesso em: 29 dez. 2022.
RICHARDS, Keith. Interviews. In: HEIGHAM, Juanita; CROKER, Robert. (Eds.). Qualitative Research in Applied Linguistics, Palgrave Macmillan, 1 ed. 2009. p. 182–199.
SANIELE, B. Número de imigrantes no Brasil cresce 24% em dez anos. Rádio Agência Nacional. 12 dez. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2021-12/numero-de-imigrantes-no-brasil-cresce-24-em-dez-anos. Acesso em: 29 dez. 2022.
SILVA, Leonardo da; FARIAS, Priscila Fabiane. Critical tasks in Brazil: locally produced epistemologies and praxis. In: TAVARES, Vander (Ed.), Social justice, decoloniality, and southern epistemologies within language education: Theories, knowledges, and practices on TESOL from Brazil. Routledge, 2023. p. 91-107.
SILVEIRA, Rosane.; MARCELINO, Ana Flávia Boeing. Letras para além da universidade: o projeto de extensão Português como Língua de Acolhimento. In: STEFANELLO, Paulo Gerson R.; CHAGAS, Lucas Araújo (Orgs.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: Transdisciplinaridades, inovações e práxis. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Cassilândia, 2023.
SILVEIRA, Rosane.; XHAFAJ, Donesca Puntel. The use of tasks in the teaching of Portuguese as a Second Language. Linguagem e Ensino, v. 23, n. 2, 2020. DOI https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17427. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17427. Acesso em: 2 jan. 2023.
ZHANG, Hanzi. Investigação-acção das necessidades no ensino do português para fins específicos: o caso do público chinês em Portugal. Orientadoras: Catarina Gaspar; Margarita Correia. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/20325. Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Flávia Boeing Marcelino, Leonardo da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.