Questionar e subverter práticas colonialistas na sala de aula: a análise crítica de necessidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92555

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica, Português como Língua de Acolhimento, Análise de Necessidades

Resumo

Estima-se que, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 24,4% no número anual de imigrantes registrados em território brasileiro (SANIELE, 2021). Independente das razões econômicas, políticas e sociais que levam à migração, pode-se afirmar que o ensino da língua portuguesa surge como uma importante ferramenta para que imigrantes e refugiados possam buscar novas oportunidades de emprego, de estudo, e de socialização como um todo. Tendo em vista este contexto, o presente artigo tem por objetivo discutir a importância de uma perspectiva crítica para o ensino de português para imigrantes e refugiados no Brasil. Mais especificamente, partimos da discussão do conceito de português como língua de acolhimento (LOPEZ; DINIZ, 2018) para defender a importância de uma educação linguística pautada na justiça social. Apresentamos, portanto, os preceitos e fundamentos da pedagogia crítica (FREIRE, 2005) e da pedagogia crítica para ensino de línguas (CROOKES, 2013) como possibilidades para um fazer pedagógico que ressignifique o ensino de língua portuguesa de forma a evitar a reprodução de práticas colonialistas e impositivas de ensino. Por meio de uma análise crítica das necessidades de imigrantes e refugiados no sul do Brasil (MARCELINO, 2020), destacamos que o ensino de português deve partir da realidade e das necessidades dos estudantes e também promover encontros interculturais que valorizem suas identidades, histórias e conhecimentos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Boeing Marcelino, University of Chicago

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI - UFSC). Possui graduação em Letras - Inglês/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Leitora/Pesquisadora Visitante Associada (Instituto Guimarães Rosa/Itamaraty) na Universidade de Chicago (Illinois, EUA) desde Setembro de 2022. Foi professora substituta de Português/Inglês do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Articuladora local do Centro de Línguas do Instituto Federal Catarinense (CLIFC), câmpus Fraiburgo. Atuou como Coordenadora de divulgação e mídias sociais do TBLT Language Learning Task Bank (2020-2022). Foi professora dos Cursos Extracurriculares de Português para Estrangeiros na UFSC e é vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira, junto ao qual atuou como aplicadora do exame CELPE-BRAS de 2017 a 2019. Foi voluntária no projeto PLAM: Português como Língua de Acolhimento (2016-2022), atuando como professora e coordenadora voluntária. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de PLE e Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados; assim como, no ensino de inglês como LE em contextos universitário e ensino básico da rede pública. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa.

Leonardo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos Culturais pelo mesmo programa e Licenciado em Letras/Inglês e Literaturas (UFSC). Seus interesses de pesquisa incluem: a abordagem baseada em tarefas, a Pedagogia Crítica no ensino de línguas, e questões de identidade (raça, classe, gênero, sexualidade, deficiência, geração) nos campos da Literatura e da Linguística Aplicada.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Marcelino, A. F. B. ., & Silva, L. da. (2023). Questionar e subverter práticas colonialistas na sala de aula: a análise crítica de necessidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento. Perspectiva, 41(1), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92555

Edição

Seção

Um Olhar Crítico para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas