A análise crítica de necessidades para línguas adicionais na educação indígena: um exemplo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92768

Palavras-chave:

Análise crítica das necessidades, Educação indígena, Educação de línguas adicionais

Resumo

A análise de necessidades costuma ser a primeira etapa do planejamento de um currículo de línguas adicionais; no entanto, o processo deve ser diferenciado quando implementado no contexto específico do ensino de línguas adicionais em ambientes escolares indígenas. O presente documento propõe um processo colaborativo de análise crítica de necessidades para o desenvolvimento de materiais didáticos críticos de línguas adicionais para uma escola indígena. É apresentada uma visão geral histórica da análise de necessidades no ensino regular de línguas adicionais, seguida de uma discussão de trabalhos mais recentes sobre análise de necessidades a partir de uma perspectiva crítica. As contribuições teóricas são então consideradas no contexto das experiências do primeiro autor na condução de uma análise de necessidades para o desenvolvimento de materiais de vocabulário trilíngue para o ensino de inglês como língua adicional em uma escola indígena Krahô no Tocantins, Brasil. O relato do que foi feito é usado para desenvolver uma perspectiva sobre quais devem ser os conceitos e procedimentos de uma análise critica de necessidades orientada para indígenas . Fontes conceituais como a Pesquisa de Ação Participativa, a entrevista ativa e uma perspectiva dialógica sobre os instrumentos de análise de necessidades são defendidas como um meio de alinhar a prática da análise de necessidades com as perspectivas críticas e indígenas, identificando e fornecendo respostas preliminares às lacunas conceituais que ainda precisam ser preenchidas por trabalhos futuros nessa área.

Biografia do Autor

Michol Miller, Universidade do Havaí, campus Manoa, Estados Unidos da América

Mestrado em TESOL pela Universidade do Estado de Oklahoma, Estados Unidos da América. Mestre em Educação de Linguas e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Seus principais interesses de pesquisa incluem currículo critico e desenvolvimento de materiais e também a formação de professores para revitalização de línguas indígenas.

Graham Crookes, Universidade do Havaí, campus Manoa, Estados Unidos da América

Professor no Departamento de Estudos de Segunda Lingua da Universidade do Havaí, campus Manoa, Estados Unidos da América. Originalmente do Reino Unido, ele vive e trabalha na região do Pacifico-Asiático desde 1977. Ele é doutor em Psicologia Educacional pela Universidade do Havaí. Seu principal interesse de pesquisa é a Pedagogia Critica da Linguagem e seu livro mais recente é Starting Points in Critical Language Pedagogy, publicado pela editora Information Age Publishers.

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Publicado

2023-08-24 — Atualizado em 2023-08-24

Versões

Como Citar

Miller, M., & Crookes, G. . (2023). A análise crítica de necessidades para línguas adicionais na educação indígena: um exemplo brasileiro. Perspectiva, 41(1). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e92768

Edição

Seção

Um Olhar Crítico para a Educação de Línguas Adicionais: Possibilidades Pedagógicas e Formativas