Indígenas na universidade: possibilidades de construção de uma pedagogia intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93358

Palavras-chave:

Acadêmicos indígenas, Universidade, Mato Grosso do Sul, Pedagogia Intercultural

Resumo

Com a Constituição Federal de 1988 que rompe com a política de integração e garante o status de cidadania, o direito à diferença e à autonomia aos povos indígenas, temos presenciado um crescimento significativo dessas populações circulando nos espaços das universidades. Neste sentido, tendo como referência as experiências vividas com indígenas em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Mato Grosso do Sul e alguns anos de pesquisa com a temática, o artigo busca refletir a presença dos indígenas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e suas contribuições para a construção de uma pedagogia intercultural. Amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais, o estudo apresenta que a convivência presencial com a diferença tem sido enriquecedora, pois tem possibilitado o compromisso político-epistêmico e pedagógico de encontrar as brechas e as fissuras para estabelecer uma relação de mão dupla que possibilite a todos os envolvidos tensões e conflitos, o desaprender e reaprender com outras percepções e questionamentos críticos, além de reelaborar a relação com a diferença, com as marcas da colonização e da colonialidade que insistem em povoar nossos conceitos e preconceitos, bem como em fortalecer os estereótipos historicamente produzidos com relação aos povos indígenas.

Biografia do Autor

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília/SP, Brasil.
Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado , Universidade Católica dom Bosco/UCDB.

Carlos Magno Naglis Vieira , Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação _ PPGE/UCDB

Antonio Hilário Aguilera Urquiza , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Antropologia

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Nascimento, A. C., Vieira , C. M. N., & Aguilera Urquiza , A. H. (2024). Indígenas na universidade: possibilidades de construção de uma pedagogia intercultural. Perspectiva, 42(3), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93358

Edição

Seção

Dossiê Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas na América Latina e Caribe