Do conhecimento clínico ao pedagógico: desafios na identificação das altas habilidades/superdotação

Autores

  • Letícia Fleig Dal Forno Universidade Cesumar
  • Lucas França Garcia UNiCesumar
  • Camila Cortellete Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93492

Palavras-chave:

Saúde mental, Aprendizagem, Estudante

Resumo

Nota-se, na literatura nacional e internacional, um desafio constante nos processos educacionais do estudante com altas habilidades/superdotação, referente ao compartilhamento do conhecimento e das informações entre a área clínica e pedagógica. Na identificação e diagnóstico das altas habilidades/superdotação, é preciso um psicodiagnóstico, no intuito de identificar características, potencialidades e necessidades especiais, contudo o diagnóstico não garante a promoção do processo educacional voltado à inclusão e especificidades de aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo discutir caminhos para compreender o psicodiagnóstico como um recurso de compartilhamento de saberes e de apoio para as ações pedagógicas. Recorreu-se a uma revisão narrativa da literatura com a utilização do software de análise qualitativa QSR NVIVO(r), visando realizar uma análise de conteúdo dos artigos selecionados para compor o estudo. Com a amostra de publicações que integram a revisão narrativa da literatura, observou-se que, no campo das altas habilidades/superdotação, poucos estudos discutem a promoção da saúde mental com base no pós-diagnóstico e o entendimento da subjetividade do sujeito. Notou-se que ainda se mantêm o conhecimento clínico e o conhecimento pedagógico como vertentes diferentes; entretanto, para ocorrer uma compreensão por parte do próprio estudante com altas habilidades/superdotação, é necessário que as dimensões clínica e pedagógica dialoguem de maneira a auxiliar as famílias e os sujeitos envolvidos.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Fleig Dal Forno, L., França Garcia, L., & Cortellete Pereira da Silva, C. (2023). Do conhecimento clínico ao pedagógico: desafios na identificação das altas habilidades/superdotação. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93492

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas