Corporeidades negras no espaço da creche e no ambiente familiar: perspectivas e desafios para a construção de uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93658

Palavras-chave:

Educação Infantil, Bebês, Negritude

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as corporeidades negras vividas por bebês tanto no espaço doméstico como nos espaços da creche. Para isto, dialoga com pesquisas já consolidadas sobre o tema e apresenta experiências vividas por dois bebês negros que começaram a frequentar a creche no ano de 2019. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e observação participante (e produção de diário de campo) associada a fotografias e vídeos. Evidencia práticas de fortalecimento e empoderamento da identidade racial de dois bebês negros, realizadas por suas famílias negras em contexto doméstico, e práticas colonizadoras da corporeidade negra que valorizam e colocam o padrão branco em destaque nos espaços da creche. Ressalta a urgente necessidade de incorporar nos espaços da creche a representatividade positiva de pessoas negras e destaca, ainda, que a corporeidade é um dos valores civilizatórios afro-brasileiros e que atenção à corporeidade pode desempenhar um papel importante na produção de propostas pedagógicas afro-referenciadas e na produção da negritude.

Biografia do Autor

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil.
Professora Livre-Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, SP, Brasil. Pesquisadora do grupo de pesquisas INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos. 

Natália Lopes dos Santos, Prefeitura Municipal de Barretos, São Paulo

Pedagoga. Especialista em Docência em Educação Infantil. Especialista em Sociologia da Infância. Mestre em Educação. Professora da rede municipal de educação de Barretos/SP, Brasil.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Tebet, G. G. de C., & Santos, N. L. dos. (2024). Corporeidades negras no espaço da creche e no ambiente familiar: perspectivas e desafios para a construção de uma educação antirracista . Perspectiva, 42(4), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93658

Edição

Seção

Dossiê Corporeidades, Infâncias e Educação