Gênero e sexualidade na formação de professores de educação física da Universidade Estadual de Feira de Santana: o que nos dizem os currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94226

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Diversidade

Resumo

No presente estudo, foi realizada a análise documental dos três modelos curriculares implantados no curso de Licenciatura em Educação Física da UEFS desde a sua criação. Em tais documentos buscamos identificar, através da análise temática de Bardin, como foram tratadas as questões de gênero e sexualidade no curso de 1996 a 2022. No modelo curricular de 1996, pudemos perceber uma forte tendência tecnicista e esportivista e um completo apagamento das discussões a respeito de gênero e sexualidade. No currículo de 2004, o curso passou a dar maior destaque à investigação científica e a uma visão mais integral do ensino da educação física; no entanto, gênero e sexualidade continuam não sendo mencionados no texto. No terceiro modelo curricular, elaborado em 2018, gênero e sexualidade passam a aparecer em um componente curricular obrigatório e em trechos do texto do PPC que, fundamentados pela resolução do CNE/CP N° 02/2015, descrevem a instituição, o curso, componentes curriculares e o perfil do egresso. Com isso identificamos um avanço no trato das questões de gênero e sexualidade no curso, se comparado aos modelos anteriores, nos quais as discussões foram inexistentes. No entanto, concluímos que apenas um componente curricular não é suficiente para tratar do tema com a complexidade devida, sendo necessária uma abordagem transversal dessas discussões.

Biografia do Autor

Aila Valadares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade Pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, BA, Brasil  (2023) - Área de Ensino. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2020). Especialista em Educação Afetiva e Sexual pela Universidade Cândido Mendes (2021). Especialista em Educação e suas Tecnologias pelo Instituto Federal da Bahia (2022). Especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho (2022).

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  UFRN, Brasil (2000), e licenciatura em Pedagogia pela UNIFACS (2021), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, SP, Brasil (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Brasil  (2016). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, BA, Brasil. Atua como Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Valadares, A., & Lima, T. P. P. de. (2024). Gênero e sexualidade na formação de professores de educação física da Universidade Estadual de Feira de Santana: o que nos dizem os currículos. Perspectiva, 42(3), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94226