Provimento da Educação de Jovens e Adultos sob o olhar de coordenadores municipais em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94540

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Coordenação da EJA, Oferta Municipal

Resumo

No âmbito da legislação brasileira, a escolarização das pessoas jovens e adultas sem a educação básica é um direito incorporado no sistema público de ensino que requer acompanhamento e avaliação das condições em que se opera o respeito ao pleno atendimento deste dever constitucional. Os esforços empreendidos pelo poder local efetivam o direito educacional dessa população? A questão norteou um estudo amplo com 29 municípios mineiros inicialmente, dos quais o aprofundamento ocorreu com 10 municípios, tendo como preocupação central verificar o provimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um momento em que turmas e escolas são fechadas em todo o País. Serão apresentadas, neste artigo, as etapas quanti-qualitativas que retrataram a contagem de escolas e de matrículas do Ensino Fundamental EJA e a validação dos dados pelos gestores municipais. O mapeamento apontou acentuada tendência negativa das matrículas em conformidade com a realidade nacional. Buscou-se compreender essa realidade educacional pelo olhar dos coordenadores municipais da EJA. A análise compreensiva aponta que, na EJA dos municípios, convergem tensões multilaterais que se associam à descontinuidade do executivo e às condições políticas da oferta municipal e seus desdobramentos. As singularidades apresentadas são quanto à elaboração de materiais didáticos próprios e ao horário de aula diurno. Ressalta-se a importância do monitoramento da oferta de EJA na agenda municipal visto ser uma arena em que disputam vontade política e capacidade administrativa.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo com parte na University of Wisconsin-Madison (2019-2020), Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação - Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Se especializou em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUCMinas (2001). É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (1995). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ouro Preto, no Departamento de Educação. Atua na pós-graduação, na graduação, na pesquisa e na extensão universitária. Líder do Núcleo de Estudos Sociedade Família e Escola (UFOP) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (UFOP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da redução das desigualdades sociais e educacionais estudando, principalmente, os seguintes temas: sujeitos e suas especificidades com interface na prática pedagógica, formação docente, educação popular, direito subjetivo e história da escolarização das camadas populares.

Leôncio Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

 

Anna Carolina de Paiva Leal , Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal De Minas Gerais, Mestra do Programa de Pós Graduação da FaE/UFMG. Atuou como apoio no Projeto de Extensão "Escola da Terra: formação continuada de educadores das escolas do campo em Minas Gerais" (MEC/SECADI, SEE MG e FAE UFMG). Foi bolsista de iniciação científica na Pesquisa "As Especificidades da Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Públicas como indicadores de saberes necessários à formação do educador de jovens e adultos" na Faculdade de Educação da UFMG. Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo - NEPPCOM e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. Compõe o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Silva, F. A. R., Soares, L., & Leal , A. C. de P. (2024). Provimento da Educação de Jovens e Adultos sob o olhar de coordenadores municipais em Minas Gerais. Perspectiva, 42(2), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e94540

Edição

Seção

Educação de pessoas jovens, adultas e idosas, o trabalho e as políticas públicas