Zero Project: uma investigação sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94786

Palavras-chave:

Biotecnologia, Inovação, Lingua de sinais, Tecnologia

Resumo

Existem vários projetos de acessibilidade em todo o mundo que se destacam por suas contribuições significativas para melhorar a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Este artigo teve como objetivo realizar uma busca de  projetos inclusivos para discentes com deficiências auditivas no site Zero Project, atendendo as pessoas com deficiência auditiva. Realizamos uma investigação qualitativa, exploratória, descritiva, onde apresentamos as fases: (a) levantamento bibliográfico narrativo, descrevendo os projetos encontrados e selecionados por nós e depois, (b) análise de exemplos que estimulem a comparação com os existentes no Brasil. Como resultado selecionamos 20 projetos premiados pelo zero Project e mais as pesquisas desenvolvidas no Brasil, que atenderam a demanda das pessoas com deficiência auditiva.  Concluímos que a utilização de recursos tecnológicos, bem como, materiais inclusivos, livros acessíveis, aplicativos e adequados para as pessoas com deficiência auditiva, possibilitam uma harmonização didática metodológica para uma prática pedagógica bilíngue direcionada.

Biografia do Autor

Sandro Medeiros Portella, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência e Biotecnologia - Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ, Brasil (2018), desdobro minhas pesquisas acerca de Acessibilidades, Adequações curriculares para alunos com impedimento auditivo, bem como, Metodologias e Arquiteturas Pedagógicas que contemplem aspectos tecnológicos e Inclusivos. Graduado em Pedagogia - Instituto Nacional de Educação de Surdos/DESU (2014), e com Especialização pela mesma instituição, aprofundando conhecimento na Perspectiva da Educação Bilíngue de alunos Surdos (2016). Docente Bilíngue Especializado, atua como professor do ensino fundamental I do INES, da Escola Municipal Paulo Freire (Classes Bilíngues) e como Professor Tutor EaD da UNIASSELI. (Graduação: Pedagogia). Pertenço ao Núcleo de Inclusão Galileu Galilei e ao Grupo de Pesquisa TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no Ensino e Aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Tenho experiência em Educação de Surdos, estratégias para adequações de materiais didáticos, e confecções de atividades acessíveis e em formação de professores

Luciana da Silva Goudinho, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ, Brasil, - PGCTin/UFF. Mestre em Estudos de Literatura pela UFF com pesquisa voltada para o estudo de Histórias em Quadrinhos e o Romance Policial Brasileiro. Graduada em Letras - Português/Literatura com pesquisa na área da Semiótica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente Professora Bilíngue concursada na Prefeitura de Niterói, desenvolvendo materiais adaptados em Libras para alunos das séries iniciais e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais concursada na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com foco na produção de materiais adaptados para alunos autistas e com dificuldades de aprendizagem. Certificada pelo PROLIBRAS para atuar como Tradutora Intérprete e Professora de Libras. Pesquisas e estudos voltados para a Educação Bilíngue, o Ensino da Língua Portuguesa para Surdos e o Ensino de Libras para Classes de Ouvintes. Colaboradora do Projeto Galileu Galilei - Produção de materiais didáticos adaptados. Pós-Graduada em Tradução/Interpretação e Docência de LIBRAS pela Universidade Tuiuti do Paraná

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ, Brasil. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação.

Ruth Maria Mariani Braz, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ, Brasil. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Referências

ACCESS ISRAEL 'S – Disponível em: https://shre.ink/QmW7. Acesso em: 5/6/2023.

ALMEIDA, S.A.A; GIORDAN, M. A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças: fragmentos de um percurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 773-797, 2016. Disponível em: https://shre.ink/H35Z . Acesso em 08/05/2023.

ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Criança. 2022. Disponível em: https://shre.ink/HVKQ . Acesso em: 5/6/2023.

BRASIL, Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente, 2000. Disponível em: https://shre.ink/H35R. Acesso em 1/6/2023.

BRASIL. Decreto nº 6.041, de 08 de fevereiro de 2007. Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 09 fev. Disponível em: https://shre.ink/H35u Acesso em 1/6/2023.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão, 2015. Disponível em: https://shre.ink/ljtid Acesso em 1/6/2023.

BORZANI, Walter. Org. Biotecnologia industrial. Volume 3: Processos Fermentativos e Enzimáticos. Editora Eugênio Aquarone. São Paulo: Blucher, 2000.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; MAURICIO, Aline Cristina L. Novo Deit-Libras dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas-v. 2. In: Novo Deit-Libras dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas-v. 2. 2009. p. 1221-1221.

COLÉGIO TRES OLIVOS. Disponível em: https://colegiotresolivos.org/. Acesso em: 5/6/2023.

DE MELLO, Dagmar, ESTEVES. Ângela Simone Mattos, MARIANI BRAZ, Ruth Maria As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue. Revista Educação Especial 33 (2020): 1-20. Disponível em: https://shre.ink/HVKk Acesso em: 5/6/2023.

DE OLIVEIRA, Andréia Morais Xavier; DA SILVA SANTOS, Rodrigo; BARBOSA, Mônica Santiago. A biotecnologia aplicada ao melhoramento genético vegetal: controvérsias e discussões. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2012, 10.1: 339-361. Disponível em: http://dx. doi. org/10.5892/ruvrv. 2012.101. 33936

DE SOUSA, Sinval Fernandes; DA SILVEIRA, Hélder Eterno. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. 2011. Disponível em: https://shre.ink/H3xy . Acesso em 1/6/2023

EDITORA ARARA AZUL – Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/produtos/3. Acesso em : 5/6/2023.

FURTADO, Alessandra de Oliveira; RAMOS, J.B.F; BRAZ, R.M.M. A menina e o vento. 2022. Disponível em: https://shre.ink/H3wR Acesso em 1/6/2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOUDINHO, L. D. S., BRAZ, R. M. M., PORTELLA, S. M., & CRESPO, S. C. Sala de recursos multifuncional: espaço educacional colaborativo para o ensino de língua portuguesa escrita. Conhecimento & Diversidade, 14(32), 10-29. (2022). Disponível em: https://shre.ink/HVlY Acesso em: 5/6/2023

HAND TALK – Disponível em: https://shre.ink/HVQb Acesso em: 5/6/2023

HEARING LOOP – Disponível em: https://youtu.be/ggQgTVW7-QQ. Acesso em: 5/6/2023.

LINDEN, R. Terapia gênica: o que é, o que não é e o que será. Estudos Avançados, v. 24, n. 70, p. 31-69, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300004. Acesso em 2/6/2023

MALAJOVICH, Maria Antônia. Biotecnologia 2011. Rio de Janeiro, Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de tecnologia ORT, 2012.

MARIANI BRAZ, R. M., MEDEIROS PORTELLA, S., PINTO VILELA, I., ANDRADE DA SILVA, F. C., PIMENTEL DOS SANTOS, L. O., DOS SANTOS SILVA JUNIOR, E., & COELHO DA SILVA PINTO, S. C. Desenvolvimento de materiais didáticos para a educação inclusiva. Conhecimento & Diversidade, 13(29). (2021). Disponível em: https://shre.ink/HVKx. Acesso em: 5/6/2023

MIRAILH; Sarah Xavier Nunes; Mariani, Ruth Maria; Leta, Fabiana Rodrigues; Mapeamento dos aplicativos para o ensino de Libras; Editora Abdin/ Perse; Rio de Janeiro; 2018. Disponível em: https://shre.ink/HVKI. Acesso em: 5/6/2023.

M-PESA- Disponível em: https://shre.ink/HVQe Acesso em: 5/6/2023

ONU - Agenda 21, Rio de Janeiro, Brasil. 1992. Disponível em: https://shre.ink/H3Zh Acesso em 1/6/2023.

PORTUGAL. Caracterização do Setor - Biotecnologia. 2013 Disponível em: https://shre.ink/H3ZC. Acessado em: 03/04/2023.

PROJETO GALILEU GALILEI- Disponível em: https://projetogalileugalilei.wordpress.com/. Acesso em: 1/6/2023.

PORTELLA, S.M; BRAZ, RMM; DOS SANTOS; D. Conhecendo a Biotecnologia com o Super Bio-Tec Rafael e a professora Nina. 2018. Disponível em: https://shre.ink/HVQF. Acesso em: 5/6/2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. (Vol. 174) Rio de Janeiro: Wva, 1997.

SEEING AI. Disponível em: https://shre.ink/H4lA . Acesso em: 5/6/2023

SIGNLY – Disponível em: https://signly.co/. Acesso em: 5/6/2023

SILVA, Fernanda Nascimento. Abordagem do Tema Biotecnologia em Livros Didáticos de Biologia. Trabalho Final apresentado ao Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista no Ensino de Ciências; 2006. Disponível em: https://shre.ink/H3T3 Acesso em 17/03/2023

SIMAX – Disponível em: https://cordis.europa.eu/project/id/778421/de Acesso em : 5/6/2023.

SING LABTOLEIO – Disponível em: https://shre.ink/H4lt . Acesso em 5/6/2023

SOUSA, Nayara Alves de. Eficácia do Polissacarídeo Sulfatado Extraído da Alga Marinha Vermelha Hypnea musciformis contra diarreia em roedores. 2016.

SPREAD THE SIGN- Diponível em: https://www.spreadthesign.com/pt.br/search/ Acesso em 1/6/2023.

VERBA VOICE – Disponível em: https://www.verbavoice.de/en/ . Acesso em: 5/6/2023

VLIBRAS- Disponível em: https://www.vlibras.com.br/ Acesso em: 5/6/2023

WORLD SUMMIT ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT - Johannesburg, South Africa, 2002. https://sustainabledevelopment.un.org/milesstones/wssd

ZERO PROJECT - https://zeroproject.org/

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Portella, S. M., Goudinho, L. da S., Pinto, S. C. C. da S., & Braz, R. M. M. (2025). Zero Project: uma investigação sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Perspectiva, 43(3), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e94786

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua