Frustração, interesse e planejamento: atividades propostas em livros didáticos de projeto de vida envolvendo o mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94943

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Ensino Médio, Análise de livros didáticos

Resumo

Um Projeto de Vida é um conjunto de metas, desejos e sonhos que são interligados e produzem uma espécie de bússola que aponta determinado caminho em direção ao futuro que pode ainda ser caracterizado como um fenômeno individual e social. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as atividades pedagógicas, envolvendo o Mundo do Trabalho, propostas em obras didáticas de Projeto de Vida. Foram analisados nove (9) livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A metodologia adotada é do tipo qualitativa, com uso de aportes teóricos-metodológicos relacionados à Teoria Fundamentada nos Dados. Após codificação do material coletado, foram construídas três (3) categorias analíticas: 1) Gerenciando frustrações e se tornando resiliente; 2) Investigando possíveis caminhos profissionais com base no interesse; e 3) Planejando o futuro: construindo estratégias para realizar sonhos. Concluímos que nessas categorias estão distribuídos três tipos principais de atividades didáticas: a) Criar estratégias para atingir um ou mais objetivos, sendo flexível e resiliente; b) Investigar sobre empreendedorismo na comunidade em que vive e em outros contextos; c) Investigar caminhos profissionais considerando os interesses pessoais. Dessa forma, os livros didáticos analisados evitaram discutir problemáticas como o desemprego persistente em sociedades capitalistas, bem como as precariedades que os trabalhadores vivenciam no mundo. Temas como os direitos trabalhistas e o que fazer diante da crise do emprego foram poucos debatidos, isso quando apareceram nas obras didáticas.

Biografia do Autor

Guilherme Baumann Achterberg, REDE ESCOLAR PÚBLICA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFSM). Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (CCNE/UFSM). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de maio de 2016 à fevereiro de 2018, integrando o subgrupo Integrando Ciências da Natureza na Educação Básica. Em conjunto com o grupo, desenvolveu atividades didáticas e materiais pedagógicos sobre diversos temas do ensino de ciências da natureza, com utilização da estratégia de resolução de problemas e utilização de assuntos como organizadores das atividades didáticas. Bolsista de Iniciação Científica CNPq do Projeto de Pesquisa "Necessidades Para o Trabalho Docente em Escolas Públicas Para Permanência Efetiva e Aprendizagem Qualificada de Alunos de Ensino Médio no Brasil", no período de agosto de 2018 até agosto de 2020. Atualmente participa das atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Educação Ciência e Cultura (NEC/CE/UFSM). Atua como Professor de Ciências no Ensino Fundamental II desde setembro de 2022. Como principais temas de interesse podem ser destacados: Ensino Médio, Processo de ensino/aprendizagem escolar, Ensino de Ciências da Natureza, Motivação, Estilos de Aprendizagem, Mundo do trabalho, Projeto de Vida, Juventudes, Políticas educacionais.

Eduardo Adolfo Terrazzan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e estudos de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001-2002). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/RS, instituição na qual atua como: (1) docente nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Pedagogia; (2) docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como coordenador-líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Baumann Achterberg, G. ., & Adolfo Terrazzan, E. (2023). Frustração, interesse e planejamento: atividades propostas em livros didáticos de projeto de vida envolvendo o mundo do trabalho. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94943