Ensino de italiano no Brasil: uma reflexão à luz do ensino de língua estrangeira para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95662

Palavras-chave:

Surdo, Língua italiana, Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa, inserida na Área da Linguística Aplicada, tem o propósito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras por alunos surdos almejando uma Educação Linguística que possibilite o direito e o acesso à língua e cultura italianas nos cursos oferecidos nas escolas e universidades no contexto brasileiro.  Há muitos anos fala-se sobre o ensino inclusivo, mas no que tange o ensino de línguas estrangeiras, ainda são incipientes os estudos nesta área, onde, até o momento, as publicações existentes, majoritariamente, estão situadas nas experiências obtidas com o inglês, em poucos casos com o espanhol. Portanto, faz-se necessário trazer à luz das teorias, os êxitos neste cenário e reflexões sobre o ensino aprendizagem de língua italiana na modalidade inclusiva, seja no contexto brasileiro que no contexto italiano. Serão observados os dois cenários para que algumas possibilidades de atividades sejam elaboradas, além da reflexão acerca da garantia do aprendizado de uma língua estrangeira. Por fim, espera-se que esta pesquisa seja inspiração para novos trabalhos na área, para a construção de materiais didáticos para o contexto inclusivo e a criação de um Plano de Educação Individual (PEI) que respeite a pluralidade do aluno e auxilie o professor na elaboração das atividades propostas em sala de aula.

Biografia do Autor

Suélen Najara de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.  Graduada em Letras Português/Italiano pela UNESP/Ibilce. Pesquisadora e professora colaboradora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, UFV,  Minas Gerais, Brasil.

Adriana Viana Postigo Paravisine, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, Brasil (2014). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Possui Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, em Corumbá-MS. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Estilística da Língua Portuguesa e, também, estudos linguísticos na área de Línguas Indígenas. É membro do Grupo de Pesquisa Estudo de Línguas Faladas no Brasil: Análise, Descrição e Documentação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FUFMS) e do Grupo de Pesquisa LINBRA - Grupo de Pesquisa de Línguas Indígenas Brasileiras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Mello, S. N. de, & Paravisine, A. V. P. (2024). Ensino de italiano no Brasil: uma reflexão à luz do ensino de língua estrangeira para alunos surdos. Perspectiva, 42(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95662

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua