Mídias digitais e acesso a conteúdo acadêmico-científico: usos por licenciandos e indícios para (re)pensar a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e95903

Palavras-chave:

Formação de professores, Alfabetização midiática e informacional, Educação científica, Cultura digital

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como estudantes de licenciatura no Brasil utilizam as redes sociais e plataformas digitais para acessar conteúdos e conhecimentos científicos de sua área de formação. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, por meio do método survey, do qual participaram 108 estudantes de universidades públicas e privadas brasileiras. Os resultados mostram que os(as) participantes tendem a confiar mais em conteúdos que recebem por meio de ferramentas de comunicação (como WhatsApp e Telegram) do que em mídias tradicionais (como jornais e televisão). Tendem a usar o Google e o YouTube mais do que repositórios científicos, bibliotecas ou sites universitários para buscar conteúdo acadêmico-científico na Internet. Para esse tipo de conteúdo, também mostram preferência por sites mantidos por fundações e grandes grupos empresariais. Pelos canais do YouTube mencionados, os(as) licenciandos(as) não indicam priorizar a verificação de informações sobre formação e/ou atuação profissional das fontes geradoras do conteúdo consultado. Apesar disso, se consideram capazes de detectar Fake News nas redes e reconhecem que a desinformação pode interferir na relação da sociedade com a ciência. Considerando a importância da educação científica e da alfabetização midiática e informacional dos(as) futuros(as) educadores(as), este artigo destaca a necessidade de aprofundar o olhar para compreender as estratégias e escolhas desses sujeitos nas redes, bem como a importância desse olhar para (re)pensar a formação inicial docente crítica no contexto da cultura digital.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Alessandra Rodrigues é doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Letras, com especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências desta universidade.  É vice-líder do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Seu campo de estudo está na interseção entre as áreas de Educação, Linguagens e Tecnologias, especialmente nos seguintes temas: práticas discursivas mediadas por tecnologias digitais; autoria e cidadania na cultura digital; narrativas digitais de aprendizagem e currículo; educação midiática e educação científica.

Mariona Grané, Universitat de Barcelona

Mariona Grané é licenciada em Filosofia e Ciências da Educação e doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona. Ela é professora da Faculdade de Educação da mesma universidade e é membro do consolidado grupo de pesquisa Learning, Media & Social Interactions (LMI), reconhecido pelo governo da Catalunha (2021 SGR 00694), especializado em educação e mídia. Seu campo de estudo são as tecnologias digitais na educação, e suas principais linhas de pesquisa são a integração de mídias em ambientes educacionais, mediação digital educacional e avaliação e design de recursos interativos voltados para a aprendizagem.

Referências

ALCÂNTARA, J.; FERREIRA, R. R. A infodemia da “gripezinha”: uma análise sobre desinformação e coronavírus no Brasil. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 145, p. 137-162, 2020. DOI: https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i145.4315. Acesso em: 21 jul. 2023.

ALMEIDA, F. J. de; SILVA, M. da G. M.; SOSTER, T. S. Plataformas, algoritmos e descidadania: o currículo escolar como antídoto. In: CETIC.BR. Pesquisa TIC Educação 2021 [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. p. 109-119. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124124/tic_educacao_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.

ANSARI, J. A. N., KHAN, N. A. Exploring the role of social media in collaborative learning the new domain of learning. Smart Learning Environments, v. 7, n. 9, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s40561-020-00118-7. Acesso em: 25 jul. 2023.

BAGARUKAYO, M. Social Media Use to Transfer Knowledge into Practice and Aid Interaction in Higher Education. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 14, n. 2, p. 211-232, 2018. Disponível em: http://ijedict.dec.uwi.edu/viewarticle.php?id=2493. Acesso em: 25 jul. 2023.

BASHIR, I.; MALIK, A.; MAHMOOD, K. Social media use and information-sharing behaviour of university students. IFLA Journal, v. 47, n.4, p. 481-492, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035221991564. Acesso em: 25 jul. 2023.

BAYO, I. F.; MENÉNDEZ, O.; FUERTES, J.; MILÁN, M.; MECHA, R. La comunidad científica ante las redes sociales. Universidad Complutense de Madrid. Disponível em: https://www.ucm.es/data/cont/docs/1334-2019-03-27-Guía%20de%20actuación%20def%202019%20WEB.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

CARBONE, F. Instagram é a rede social mais usada pelos brasileiros, mas estudo mostra declínio. Mundo Conectado. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/32781/instagram-e-a-rede-social-mais-usada-pelos-brasileiros-mas-estudo-mostra-declinio. Acesso em: 26 abr. 2023.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.br). Pesquisa TIC-Domicílios 2021 [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121125504/tic_domicilios_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.br). Pesquisa TIC-Domicílios 2020 livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124201233/tic_domicilios_2020_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.

CEZAR, L. S.; MACIEL, A. J. N. Infodemia no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil: uma política de contaminação? Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-22, maio 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/download/5703/5288/19591. Acesso em: 26 jul. 2023.

CHIBÁS ORTIZ, F.; NOVOMISKY, S. (Org.). Navegando en la infodemia con AMI. Paris/França: UNESCO; Buenos Aires/Argentina: Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381840. Acesso em: 02 maio 2023.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Nota Pública: Agendas impostas por fundações privadas e nomeação de Secretária de Educação Básica, no MEC, são flagrantes desrespeitos ao direito à educação e aos profissionais da área. Não toleraremos! Brasília: CNTE, 12 jan. 2023. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2023/2023_01_12_nota_mec.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

CRUZ, A. G.; PAULA, M. de F. C. de. Capital e Poder a serviço da Globalização: os oligopólios da educação superior privada no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 3, p. 848-868, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000300016. Acesso em: 26 jul. 2023.

DESCOMPLICA. Descomplica anuncia a aquisição da UniAmérica e caminha para se tornar o maior centro universitário do Brasil, 22/06/2021. Disponível em: https://uniamerica.br/blog/descomplica-anuncia-a-aquisicao-da-uni-america-e-caminha-para-se-tornar-o-maior-centro-universitario-do-brasil. Acesso em: 26 jul. 2023.

EID, M.I.M.; AL-JABRI, I.M. Social networking, knowledge sharing, and student learning: The case of university students. Computers & Education, v. 99, p. 14-27, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.04.007. Acesso em: 25 jul. 2023.

ELESBÃO SBRISSA, L.; RUBIO ROSO, A. Puedes estar conectado todo el tiempo”: el uso de smartphones por universitarios(as) brasileños(as) y las sociabilidades. Revista de Psicología, v. 38, n. 2, p. 641-666, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18800/psico.202002.011. Acesso em: 25 jul. 2023.

ESTEVE, F.M.; LLOPIS, M. A.; ADELL, J. Nueva visión de la competencia digital docente en tiempos de pandemia. Utopía y Praxis Latinoamericana, v. 27, n. 96, p. 1-22, 2022. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.5790340. Acesso em: 25 jul. 2023.

FARIAS, M. L. da S.; FURNIVAL, A. C. M.; MATSUNO, G. Y. Percepções e usos da informação por universitários brasileiros: subsídios para o planejamento de ações de letramento informacional. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v. 10, n. 1, p. 33-43, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.04.p33. Acesso em: 13 jul. 2023.

FERMANN, I. L.; LEDUR, B.; RIBEIRO BENETON, E.; SCHMITT, M.; GOULART CHAVES, J.; ANDRETTA, I. Uso de internet y redes sociales por estudiantes universitarios: un campo de estudio emergente. Ciencias Psicológicas, v. 15, n. 1, p. 1-11, 2021. DOI: https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2389. Acesso em: 25 jul. 2023.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed. Editora Artmed, 2009.

FONTES, D. T. M. Uma comparação das visualizações e inscrições em canais brasileiros de divulgação científica e de pseudociência no YouTube. Journal of Science Communication, v. 4, n. 1, p. 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.22323/3.04010201. Acesso em: 12 jun. 2023.

FREITAS, L. C. MEC: “sobralizando” a educação brasileira. Avaliação Educacional, 4 jan. 2023. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2023/01/04/mec-sobralizando-a-educacao-brasileir. Acesso em: 25 jul. 2023.

GALHARDI, C. P.; FREIRE, N. P.; MINAYO, M. C. de S.; FAGUNDES, M. C. M. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 4201-4210, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020. Acesso em: 21 jul. 2023.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

GUTIÉRREZ-PÉREZ, C., ROMERA-GALÁN, F., MARTÍN-GARCÍA, N. Los videotutoriales como elemento de aprendizaje en adolescentes. Revista Internacional de Pedagogía e Innovación Edicativa, v. 3, n. 2, p. 123-144, 2023. DOI: https://doi.org/10.51660/ripie.v3i2.124. Acesso em: 25 jul. 2023.

HAN, B. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Trad. Lucas Machado. São Paulo: Vozes, 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Agência IBGE Notícias, 16/09/2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021. Acesso em: 25 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS (INEP). Censo da educação Superior 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

IZQUIERDO, P.; GALLARDO, E. Estudiagramers: Infuencers del aprendizaje. Comunicar, v. 62 n. 27, p. 115-125, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C62-2020-10. Acesso em: 25 jul. 2023.

LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.

LAPA, A. B.; PRETTO, N. D. Comunicación en disputa: el rol de educadores y científicos. REDU - Revista de Docencia Universitaria, v. 17, n. 1, p. 33-43, 2019. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2019.11240. Acesso em: 12 out. 2022.

LEHER, R. et al. Editorial: Novas possibilidades históricas para a democracia e para a educação pública. Educação & Sociedade, v. 44, p. 1-9, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.271371. Acesso em: 13 abr. 2023.

LUCAS, M.; MOREIRA, A.; TRINDADE, A. R. DigComp 2.2: Quadro europeu de competência digital para cidadãos com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. Luxemburgo: UA Editora, 2022. DOI: https://doi.org/10.48528/4w7y-j586. Acesso em: 26 maio 2023.

MAINARDES, J. Práticas predatórias na publicação. Boletim Técnico PPEC UNICAMP, v.5, p.1-5, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/download/9410/4842/14027. Acesso em: 10 maio 2023.

MANCA, S. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, v. 44, p. 1-13, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2019.100707. Acesso em: 25 jul. 2023.

MIRANDA, A.; FERREIRA, M. Cresce o mercado de autopublicação de livros e e-books no Brasil. Notícias Externas - UFMG. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/cresce-o-mercado-de-auto-publicacao-de-livros-e-ebooks-no-brasil. Acesso em: 3 jun. 2023.

NOTLEY, T.; DEZUANNI, M.; CHAMBERS, S.; PARK, S. Uso de YouTube para buscar respuestas y tomar decisiones: Implicaciones de la alfabetización mediática e informacional en adultos australianos. Comunicar, v. XXXI, n. 77, p. 73-84, 2023. DOI: https://doi.org/10.3916/C77-2023-06. Acesso em: 22 jul. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). An ad hoc WHO technical consultation managing the COVID-19 infodemic: call for action. [Relatório executivo].

Geneva: OMS, 2020. Disponível em:

https://www.who.int/publications/i/item/9789240010314. Acesso em: 26 jul. 2023.

PARISER, E. The Filter Bubble: What The Internet Is Hiding From You. Londres: Penguin, 2012.

PÉREZ GÓMEZ, A. Comprender y transformar la enseñanza 30 años después: los desafíos de la educación en la era de la complejidad, la incertidumbre y la postverdad. Diário de la Educación, 25/05/2023. Disponível em: https://eldiariodelaeducacion.com/2023/05/25/comprender-y-transformar-la-ensenanza-30-anos-despues-los-desafios-de-la-educacion-en-la-era-de-la-complejidad-la-incertidumbre-y-la-postverdad/#_ftnref1. Acesso em: 30 maio 2023.

PÉREZ-RODRÍGUEZ, A.; DELGADO-PONCE, A.; MARÍN-MATEOS, P.; ROMERO-RODRÍGUEZ, L. M. Media competence in Spanish secondary school students. Assessing instrumental and critical thinking skills in digital contexts. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 19 n. 3, p. 33-48, 2019. DOI: https://doi.org/10.12738/estp.2019.3.003. Acesso em: 25 jul. 2023.

PORTO, C. de M.; PALACIOS, M. S. O lugar e o peso da autopublicação na internet e a cultura científica no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, n. 18, p. 53-74, 2012. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/264/4. Acesso em: 12 jun. 2023.

REIS, P. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210000. Acesso em: 20 maio 2023.

SANTAELLA, L. Inteligência Artificial e cultura: oportunidades e desafios para o Sul Global. In: NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR - NIC/BR (Org..). Inteligência artificial e cultura: perspectivas para a diversidade cultural na era digital [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. p. 69-96. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/20221111151318/estudos_setoriais-inteligencia_artificial_e_cultura.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

STATISTA. Países con mayor número de usuarios de Internet en el mundo en enero de 2023, jul. 2023. Disponível em: https://es.statista.com/estadisticas/541434/numero-mundial-de-usuarios-de-internet/. Acesso em: 25 jul. 2023.

SEGURADO, R. Desinformação e democracia: a guerra contra as Fake News na internet. São Paulo: Hedra, 2021.

SNEL/CBL. Crescimento nominal do setor editorial brasileiro em 2022 reflete resultados econômicos do país. Notícias. Disponível em: https://snel.org.br/crescimento-nominal-do-setor-editorial-brasileiro-em-2022-reflete-resultados-economicos-do-pais/. Acesso em: 02 jun. 2023.

TAFESSE, W. Social networking sites use and college students’ academic performance: testing for an inverted U-shaped relationship using automated mobile app usage data. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 19, n. 16, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-022-00322-0. Acesso em: 25 jul. 2023.

TEJEDOR, S.; CARNIEL BUGS, R.; GIRALDO LUQUE, S. Los estudiantes de Comunicación en las redes sociales: estudio comparativo entre Brasil, Colombia y España. Transinformação, v. 30, n. 2, p. 267-276, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000200010. Acesso em: 25 jul. 2023.

UNESCO. Ciudadanía alfabetizada en Medios e Información: pensar críticamente, hacer click sabiamente. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385119.locale=es. Acesso em: 13 abr. 2023.

UNESCO. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO/UFTM, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418. Acesso em: 20 mar. 2023.

ZHU, S.; HAO YANG, H.; WU, D.; CHEN, F. Investigating the Relationship Between Information Literacy and Social Media Competence Among University Students. Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 7, p. 1-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0735633121997360. Acesso em: 25 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Rodrigues, A., & Grané, M. . (2023). Mídias digitais e acesso a conteúdo acadêmico-científico: usos por licenciandos e indícios para (re)pensar a formação docente. Perspectiva, 41(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e95903