Telas digitais para diversas infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66257

Resumo

Famílias e professores de todo o mundo dedicam grandes esforços para encontrar recursos digitais (hoje especialmente jogos e aplicativos para smartphones e tablets) para ajudar meninos e meninas a brincar e a aprender. Para todos os educadores, é importante o acesso a recursos de qualidade, mas é ainda mais importante para quem trabalha com crianças com diversidade funcional, pois precisam de recursos muito específicos. O mercado oferece diferentes materiais para essas crianças, mas nem sempre com a qualidade adequada. Existem vários estudos sobre o potencial desses materiais digitais nos processos de aprendizagem durante a infância, mas esses estudos contrastam com os resultados de pesquisas sobre a qualidade real de aplicativos e jogos de vídeo para crianças. É necessário avançar na avaliação da qualidade do conteúdo e no design interativo dos jogos e aplicativos para todas as crianças. Este artigo mostra os resultados de diferentes análises sobre a qualidade do Apps para crianças menores de 8 anos, com ótimo desenvolvimento e com necessidades educacionais especiais, utilizando diferentes metodologias; e apresenta propostas para orientar a seleção e criação de aplicativos interativos que permitem que todas as crianças brinquem e aprendam. O objetivo desta linha de pesquisa é determinar a qualidade dos recursos interativos voltados para a primeira infância (0-8 anos), considerando o conteúdo, mas também a forma, o design deste conteúdo.

Biografia do Autor

Mariona Grané, Universitat de Barcelona

Area de Educación y Comunicación Audiovisual

Grupo de investigación Learning, Media, and social Interactions

Referências

ABDUL-AZIZ, N.A.B. Children’s Interaction with Tablet Applications: Gestures and Interface Design. International Journal of Computer and Information Technology, 02(03), 2013.

CLEMENTS, D.H. & SAMARA, J. Young Children and Technology: What Does the Research Say? YC Young Children, 58(6), p. 34-40, 2003.

CRESCENZI, L., JEWITT, C., & PRICE S. The role of touch in preschool children’s learning using iPad versus paper interaction. The Australian Journal of Language and Literacy. Vol. 37(2), p.86-95, 2014.

CRESCENZI, L. & GRANÉ, M. Análisis del diseño interactivo de las mejores Apps educativas para niños de cero a ocho años. / An Analysis of the Interaction Design of the Best Educational Apps for Children Aged Zero to Eight. Comunicar, 46, p. 77-85., 2016. http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-08

CRESCENZI, L. & GRANÉ, M. Touch Gesture Performed by Children under 3 Years Old When Drawing and Coloring on a Tablet. International Journal of Human-Computer Studies, 124, 2019. https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2018.11.008

CRISTIA, A. & SEIDL, A. Parental Reports on Touch Screen Use in Early Childhood. PLoS ONE, 10(6), 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0128338

EU KIDS ONLINE. EU KidsOnline: findings, methods, recommendations. 2014. LSE, London, UK.

FIDLER, R. Tablets Are Now Commonplace in Households with Children. 2014 RJI Mobile Media Research Report. Donald W. Reynolds Journalism Institute (RJI), Mobile Media Poll, 2014. Disponível em: http://goo.gl/cIdYHn

FLEWIT, R., MESSER, D., & KUCIRKOVA, N. New directions for early literacy in a digital age: The iPad. Journal of Early Childhood Literacy, 0(0) 1–22, 2014. https://doi.org/10.1177%2F1468798414533560

GRANÉ, M. & CRESCENZI, L. Modelo teórico para el diseño y evaluación de la calidad en las Apps infantiles (0-8 años). Digital Education Review (DER), 29, 2016. Disponível em: http://revistes.ub.edu/index.php/der/issue/view/1360

GRANÉ, M. El disseny interactiu a la xarxa. Barcelona: Publicacions de la Universitat de Barcelona, 2012.

GUERNSEY, L. Screen Time: How Electronic Media - From Baby Videos to Educational Software - Affects Your Young Child. NY: Basic Books, 2013.

HASSAN, Y. & MARTÍN, F.J. Propuesta de adaptación de la metodología de diseño centrado en el usuario para el desarrollo de sitios web accesibles. Revista Española de Documentación Científica, 27(3), p. 330-334, 2004.

HINIKER, A., SOBEL, K.; HONG, S.R., SUH, H.; IRISH, I., KIM, D. & KIENTZ, J.A. Touchscreen Prompts for Preschoolers: Designing Developmentally Appropriate Techniques for Teaching Young Children to Perform Gestures. IDC 2015 Medford, MA, USA, 2015.

KIRKORIAN, H.L., & PEMPEK, T.A. Toddlers and touch screens: Potential for early learning? Zero to Three, 33(4), p. 32-37, 2013.

LAURICELLA, A. R., PEMPEK, T. A., BARR, R., & CALVERT, S. Contingent computer interactions for young children’s objects retrieval success. Journal of Applied Developmental Psychology, 31(5), p. 362-369, 2010.

MASCHERONI, G., & CUMAN, A., Net Children Go Mobile: Final Report (with country fact sheets). Deliverables D6.4 and D5.2. Milano: Educatt, 2014.

NACHER, V., JAEN, J., & CATALA, A., Exploring visual cues for intuitive communicability of touch gestures to pre-kindergarten children. In: Conference: ACM International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces. At Dresden. 2014.

NACHER, V., JAEN, J., NAVARRO, E., CATALA, A., & GONZÁLEZ, P., Multi-touch gestures for pre-kindergarten children. International Journal of Human Computer Studies, 73, p. 37–51, 2015.

NIELSEN GROUP. Mobile Kids: the parent, the child and the smartphone. Nielsen’s fourth-quarter 2017 Mobile Kids Report. 2017. Disponível em: https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2017/mobile-kids-the-parent-the-child-and-the-smartphone/ Acesso em 15 jun. 2019.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC Kids online Brasil, Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. 2017. Disponível em: http://globalkidsonline.net/wp-content/uploads/2018/11/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf

READ, JC. & MARKOPOULOS, P. Child-computer Interaction. International Journal of Child Computer Interaction, 1 (2013), 2-6, 2013.

TROSETH, G., RUSSO, C., STROUSE, G. () What’s next for research on young children’s interactive media? Journal of Children and Media, 10(1), p. 54-62, 2016. DOI: 10.1080/17482798.2015.1123166

VATAVU, R. D., CRAMARIUC, G., & SCHIPOR, D. M. Touch interaction for children aged 3 to 6 years: Experimental findings and relationship to motor skills. International Journal of Human-Computer Studies, 74, 54-76, 2015.

VERNADAKIS, N., AVGERINOS, A., TSITSKARI, E., & ZACHOPOULOU, E. The use of computerassisted instruction in preschool education: Making teaching meaningful. Early Childhood Education Journal, 33(2), 99–104, 2005.

VINCENT, J. () Mobile opportunities: Exploring positive mobile opportunities for European children. POLIS, LSE, London, UK, 2015.

ZOSH, J.M., HIRSH-PASEK, K., GOLINKOFF, R. M., & PARISH-MORRIS, J. Learning in the Digital Age: Putting Education Back in Educational Apps for Young Children. Technology In Early Childhood Education. 1-5, 2016.

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Grané, M. (2021). Telas digitais para diversas infâncias. Perspectiva, 39(1), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66257

Edição

Seção

Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar