Telas digitais para diversas infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66257Resumo
Famílias e professores de todo o mundo dedicam grandes esforços para encontrar recursos digitais (hoje especialmente jogos e aplicativos para smartphones e tablets) para ajudar meninos e meninas a brincar e a aprender. Para todos os educadores, é importante o acesso a recursos de qualidade, mas é ainda mais importante para quem trabalha com crianças com diversidade funcional, pois precisam de recursos muito específicos. O mercado oferece diferentes materiais para essas crianças, mas nem sempre com a qualidade adequada. Existem vários estudos sobre o potencial desses materiais digitais nos processos de aprendizagem durante a infância, mas esses estudos contrastam com os resultados de pesquisas sobre a qualidade real de aplicativos e jogos de vídeo para crianças. É necessário avançar na avaliação da qualidade do conteúdo e no design interativo dos jogos e aplicativos para todas as crianças. Este artigo mostra os resultados de diferentes análises sobre a qualidade do Apps para crianças menores de 8 anos, com ótimo desenvolvimento e com necessidades educacionais especiais, utilizando diferentes metodologias; e apresenta propostas para orientar a seleção e criação de aplicativos interativos que permitem que todas as crianças brinquem e aprendam. O objetivo desta linha de pesquisa é determinar a qualidade dos recursos interativos voltados para a primeira infância (0-8 anos), considerando o conteúdo, mas também a forma, o design deste conteúdo.
Referências
ABDUL-AZIZ, N.A.B. Children’s Interaction with Tablet Applications: Gestures and Interface Design. International Journal of Computer and Information Technology, 02(03), 2013.
CLEMENTS, D.H. & SAMARA, J. Young Children and Technology: What Does the Research Say? YC Young Children, 58(6), p. 34-40, 2003.
CRESCENZI, L., JEWITT, C., & PRICE S. The role of touch in preschool children’s learning using iPad versus paper interaction. The Australian Journal of Language and Literacy. Vol. 37(2), p.86-95, 2014.
CRESCENZI, L. & GRANÉ, M. Análisis del diseño interactivo de las mejores Apps educativas para niños de cero a ocho años. / An Analysis of the Interaction Design of the Best Educational Apps for Children Aged Zero to Eight. Comunicar, 46, p. 77-85., 2016. http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-08
CRESCENZI, L. & GRANÉ, M. Touch Gesture Performed by Children under 3 Years Old When Drawing and Coloring on a Tablet. International Journal of Human-Computer Studies, 124, 2019. https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2018.11.008
CRISTIA, A. & SEIDL, A. Parental Reports on Touch Screen Use in Early Childhood. PLoS ONE, 10(6), 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0128338
EU KIDS ONLINE. EU KidsOnline: findings, methods, recommendations. 2014. LSE, London, UK.
FIDLER, R. Tablets Are Now Commonplace in Households with Children. 2014 RJI Mobile Media Research Report. Donald W. Reynolds Journalism Institute (RJI), Mobile Media Poll, 2014. Disponível em: http://goo.gl/cIdYHn
FLEWIT, R., MESSER, D., & KUCIRKOVA, N. New directions for early literacy in a digital age: The iPad. Journal of Early Childhood Literacy, 0(0) 1–22, 2014. https://doi.org/10.1177%2F1468798414533560
GRANÉ, M. & CRESCENZI, L. Modelo teórico para el diseño y evaluación de la calidad en las Apps infantiles (0-8 años). Digital Education Review (DER), 29, 2016. Disponível em: http://revistes.ub.edu/index.php/der/issue/view/1360
GRANÉ, M. El disseny interactiu a la xarxa. Barcelona: Publicacions de la Universitat de Barcelona, 2012.
GUERNSEY, L. Screen Time: How Electronic Media - From Baby Videos to Educational Software - Affects Your Young Child. NY: Basic Books, 2013.
HASSAN, Y. & MARTÍN, F.J. Propuesta de adaptación de la metodología de diseño centrado en el usuario para el desarrollo de sitios web accesibles. Revista Española de Documentación Científica, 27(3), p. 330-334, 2004.
HINIKER, A., SOBEL, K.; HONG, S.R., SUH, H.; IRISH, I., KIM, D. & KIENTZ, J.A. Touchscreen Prompts for Preschoolers: Designing Developmentally Appropriate Techniques for Teaching Young Children to Perform Gestures. IDC 2015 Medford, MA, USA, 2015.
KIRKORIAN, H.L., & PEMPEK, T.A. Toddlers and touch screens: Potential for early learning? Zero to Three, 33(4), p. 32-37, 2013.
LAURICELLA, A. R., PEMPEK, T. A., BARR, R., & CALVERT, S. Contingent computer interactions for young children’s objects retrieval success. Journal of Applied Developmental Psychology, 31(5), p. 362-369, 2010.
MASCHERONI, G., & CUMAN, A., Net Children Go Mobile: Final Report (with country fact sheets). Deliverables D6.4 and D5.2. Milano: Educatt, 2014.
NACHER, V., JAEN, J., & CATALA, A., Exploring visual cues for intuitive communicability of touch gestures to pre-kindergarten children. In: Conference: ACM International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces. At Dresden. 2014.
NACHER, V., JAEN, J., NAVARRO, E., CATALA, A., & GONZÁLEZ, P., Multi-touch gestures for pre-kindergarten children. International Journal of Human Computer Studies, 73, p. 37–51, 2015.
NIELSEN GROUP. Mobile Kids: the parent, the child and the smartphone. Nielsen’s fourth-quarter 2017 Mobile Kids Report. 2017. Disponível em: https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2017/mobile-kids-the-parent-the-child-and-the-smartphone/ Acesso em 15 jun. 2019.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC Kids online Brasil, Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. 2017. Disponível em: http://globalkidsonline.net/wp-content/uploads/2018/11/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf
READ, JC. & MARKOPOULOS, P. Child-computer Interaction. International Journal of Child Computer Interaction, 1 (2013), 2-6, 2013.
TROSETH, G., RUSSO, C., STROUSE, G. () What’s next for research on young children’s interactive media? Journal of Children and Media, 10(1), p. 54-62, 2016. DOI: 10.1080/17482798.2015.1123166
VATAVU, R. D., CRAMARIUC, G., & SCHIPOR, D. M. Touch interaction for children aged 3 to 6 years: Experimental findings and relationship to motor skills. International Journal of Human-Computer Studies, 74, 54-76, 2015.
VERNADAKIS, N., AVGERINOS, A., TSITSKARI, E., & ZACHOPOULOU, E. The use of computerassisted instruction in preschool education: Making teaching meaningful. Early Childhood Education Journal, 33(2), 99–104, 2005.
VINCENT, J. () Mobile opportunities: Exploring positive mobile opportunities for European children. POLIS, LSE, London, UK, 2015.
ZOSH, J.M., HIRSH-PASEK, K., GOLINKOFF, R. M., & PARISH-MORRIS, J. Learning in the Digital Age: Putting Education Back in Educational Apps for Young Children. Technology In Early Childhood Education. 1-5, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariona Grané

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional