Telas digitais para diversas infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66257Resumo
Famílias e professores de todo o mundo dedicam grandes esforços para encontrar recursos digitais (hoje especialmente jogos e aplicativos para smartphones e tablets) para ajudar meninos e meninas a brincar e a aprender. Para todos os educadores, é importante o acesso a recursos de qualidade, mas é ainda mais importante para quem trabalha com crianças com diversidade funcional, pois precisam de recursos muito específicos. O mercado oferece diferentes materiais para essas crianças, mas nem sempre com a qualidade adequada. Existem vários estudos sobre o potencial desses materiais digitais nos processos de aprendizagem durante a infância, mas esses estudos contrastam com os resultados de pesquisas sobre a qualidade real de aplicativos e jogos de vídeo para crianças. É necessário avançar na avaliação da qualidade do conteúdo e no design interativo dos jogos e aplicativos para todas as crianças. Este artigo mostra os resultados de diferentes análises sobre a qualidade do Apps para crianças menores de 8 anos, com ótimo desenvolvimento e com necessidades educacionais especiais, utilizando diferentes metodologias; e apresenta propostas para orientar a seleção e criação de aplicativos interativos que permitem que todas as crianças brinquem e aprendam. O objetivo desta linha de pesquisa é determinar a qualidade dos recursos interativos voltados para a primeira infância (0-8 anos), considerando o conteúdo, mas também a forma, o design deste conteúdo.
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