As referências da pedagogia das competências

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Resumo


Este trabalho tem como objeto as referências teóricas da chamada Pedagogia das Competências e problematiza o neopragmatismo como inspiração para as formulações identificadas com aquela pedagogia. Utilizando-se dos recursos da pesquisa bibliográfica confronta as referências da Pedagogia das Competências com a filosofia da práxis e identifica algumas contradições internas daquela Pedagogia colocadas em função do seu referencial. Conclui que o cumprimento das promessas feitas de valorização das capacidades amplas do trabalhadores e de promoção do progresso e da justiça social requerem a renovação das referências e a superação da sua matriz filosófica.


Palavras-chave


Pedagogia das competências; educação profissional; educação- filosofia; Pedagogy of abilities; professional education; education-philosophy; Pedagogía de las competencias; educación profesional; educación-filosofía

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2004 Ronaldo Marcos de Lima Araujo

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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