As referências da pedagogia das competências

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo UFPA - Belém - PA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem como objeto as referências teóricas da chamada Pedagogia das Competências e problematiza o neopragmatismo como inspiração para as formulações identificadas com aquela pedagogia. Utilizando-se dos recursos da pesquisa bibliográfica confronta as referências da Pedagogia das Competências com a filosofia da práxis e identifica algumas contradições internas daquela Pedagogia colocadas em função do seu referencial. Conclui que o cumprimento das promessas feitas de valorização das capacidades amplas do trabalhadores e de promoção do progresso e da justiça social requerem a renovação das referências e a superação da sua matriz filosófica.

Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, UFPA - Belém - PA

Concluiu o doutorado em educação pela UFMG (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Araujo, R. M. de L. (2004). As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, 22(2), 497–524. https://doi.org/10.5007/%x