A concepção de justiça e a sua relação com o trabalho pedagógico de docentes do curso de direito de uma instituição pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96769

Palavras-chave:

Imagens da justiça, Trabalho pedagógico, Curso de Direito

Resumo

O objetivo desse estudo é suscitar as discussões a respeito do quanto as concepções pessoais dos(as) professores(as), expressas em imagens nesta pesquisa, podem impactar na produção do trabalho pedagógico e consequentemente nas questões curriculares institucionais, sendo elencada a concepção de justiça para a presente análise. O embasamento teórico pautou-se nos estudos de Ferreira (2017), Lopes e Macedo (2011), Bernstein (1996, 2003) e Fraser (2002). Para a realização dessa pesquisa foram selecionadas duas produções de um banco de imagens que contou com diversos desenhos produzidos por professores(as) do curso de graduação em direito de uma Instituição de Educação Superior (IES) Federal situada no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e que expressaram em desenhos o que entendiam por justiça. A escolha das produções analisadas aqui se deu por possuírem elementos gráficos muito distintos e características semelhantes entre seus criadores. A metodologia de análise foi o Método Documentário de Interpretação (Bohnsack, 2020), o qual torna possível compreender o meio social através da imagem, possibilitando um aprofundamento ao invés de uma observação superficial do artefato visual. Verificou-se que a concepção de justiça apresentada em cada um dos desenhos remete a trabalhos pedagógicos distintos, pois os enfoques dados no processo de planejamento, recontextualização e avaliação serão intermediados pelas percepções do que acreditam ser importante. Essa pluralidade de ideias na produção do trabalho pedagógico impacta na construção do currículo de determinada turma, curso e/ou instituição, tomando por base o que for interpretado como relevante.

Biografia do Autor

Carmen Eloísa Berlote Brenner, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil (2018). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2016) e especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis (2015). Graduada em Pedagogia pela URI Santiago (2012). Integrante dos grupos de Pesquisa KAIRÓS/UFSM e Laboratório Imagens da Justiça/UFPel. Técnica Administrativa em Educação, cargo de Pedagoga, lotada na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPel. 

Maria Cecília Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS, Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e  Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. 

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Brenner, C. E. B., & Leite, M. C. L. (2024). A concepção de justiça e a sua relação com o trabalho pedagógico de docentes do curso de direito de uma instituição pública federal. Perspectiva, 42(1), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96769

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua