Foucault revoluciona a pesquisa em educação?

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo, discuto algumas das possíveis contribuições da obra de Michel Foucault para a pesquisa em educação, a partir de exemplos de investigações recentes. Desenvolvo a argumentação em torno de algumas “atitudes metodológicas” sugeridas pelo trabalho do filósofo: o entendimento da linguagem e do discurso como lugares de lutas permanentes; o tratamento dos fatos e dos enunciados como “raridades” e não como obviedades; a atenção do pesquisador às práticas, discursivas e não-discursivas, como matéria-prima das investigações; finalmente, a atitude de dúvida e de abertura ao inesperado.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Doutora em Educação pela UFRGS (1996), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação Fundação Getúlio Vargas (1982) e é graduada em Letras pela UNISINOS (1971).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2003). Foucault revoluciona a pesquisa em educação?. Perspectiva, 21(2), 371–389. https://doi.org/10.5007/%x