Foucault revoluciona a pesquisa em educação?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste artigo, discuto algumas das possíveis contribuições da obra de Michel Foucault para a pesquisa em educação, a partir de exemplos de investigações recentes. Desenvolvo a argumentação em torno de algumas “atitudes metodológicas” sugeridas pelo trabalho do filósofo: o entendimento da linguagem e do discurso como lugares de lutas permanentes; o tratamento dos fatos e dos enunciados como “raridades” e não como obviedades; a atenção do pesquisador às práticas, discursivas e não-discursivas, como matéria-prima das investigações; finalmente, a atitude de dúvida e de abertura ao inesperado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.