Ensaio, alteridade e experiência: a produção literária no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55581Resumo
Este artigo trata da produção de textos literários no espaço escolar. A discussão é feita a partir da relação dos temas do ensaio, da experiência e da alteridade com o processo de criação narrativa entre jovens estudantes. Problematizamos, com Foucault, Deleuze, Skliar e Agamben, entre outros, os modos pelos quais diferentes experimentações com a literatura podem ser potentes na sensibilização de docentes e alunos no trabalho cotidiano com a palavra. Movimentamos o texto a partir da leitura do conto “O espetáculo”, produzido por uma estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, em um encontro de escrita literária na escola. A perspectiva teórico-filosófica da narrativa criada pela aluna é acionada para pensar maneiras pelas quais seja possível romper com algumas práticas correntes de pedagogias do texto, produtivistas e próprias de uma razão instrumental, em direção a outros modos possíveis de operar e inventar com a palavra literária em espaços escolares.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BORGES, Jorge L. Kafka y sus precursores. In: FRÍAS, Carlo S. V. (Org.). Obras completas 1923-1972. Buenos Aires: Emecé editores, 1974, p. 710-712.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CHAUÍ, Marilena. Obra de arte e filosofia. In: Experiência do pensamento. Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 151-195.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. L'Abécédaire de Gilles Deleuze, entrevista feita por Claire Parnet, filmada e dirigida por Pierre-André Boutang. Paris: Vidéo 202 Éditions Montparnasse, 1996. (Transcrição sintetizada, em inglês, por Charles J. Stivale, e traduzida para o português por Tomaz Tadeu).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN. De semelhança a semelhança. Alea, vol.13, n.1, Rio de Janeiro, Jan./June, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v13n1/a03v13n1.pdf
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a, p. 144-162.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. A linguagem ao infinito. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & escritos III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a, p. 47-59.
FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & escritos III. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b, p. 219-242.
FOUCAULT, Michel. Polêmica, política e problematizações. In: Ética, sexualidade, política. Ditos & escritos V. Rio de Janeiro: Forense, 2010b, p. 225-233.
LEARY, Timothy O’. Foucault, experiência, literatura. Antíteses, v.5, n. 10, p. 875-896, jul./dez.2012 Disponível em: http://www0.hku.hk/philodep/dept/to/TO_FoucStuArt2008.pdf
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: Educar. Trad. Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.