Ensaio, alteridade e experiência: a produção literária no espaço escolar

Raquel Leão Luz, Rosa Maria Bueno Fischer

Resumo


Este artigo trata da produção de textos literários no espaço escolar. A discussão é feita a partir da relação dos temas do ensaio, da experiência e da alteridade com o processo de criação narrativa entre jovens estudantes. Problematizamos, com Foucault, Deleuze, Skliar e Agamben, entre outros, os modos pelos quais diferentes experimentações com a literatura podem ser potentes na sensibilização de docentes e alunos no trabalho cotidiano com a palavra. Movimentamos o texto a partir da leitura do conto “O espetáculo”, produzido por uma estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, em um encontro de escrita literária na escola. A perspectiva teórico-filosófica da narrativa criada pela aluna é acionada para pensar maneiras pelas quais seja possível romper com algumas práticas correntes de pedagogias do texto, produtivistas e próprias de uma razão instrumental, em direção a outros modos possíveis de operar e inventar com a palavra literária em espaços escolares. 


Palavras-chave


Literatura; Experiência; Escrita

Texto completo:

PDFA

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55581



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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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