Ensaio, alteridade e experiência: a produção literária no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55581

Resumo

Este artigo trata da produção de textos literários no espaço escolar. A discussão é feita a partir da relação dos temas do ensaio, da experiência e da alteridade com o processo de criação narrativa entre jovens estudantes. Problematizamos, com Foucault, Deleuze, Skliar e Agamben, entre outros, os modos pelos quais diferentes experimentações com a literatura podem ser potentes na sensibilização de docentes e alunos no trabalho cotidiano com a palavra. Movimentamos o texto a partir da leitura do conto “O espetáculo”, produzido por uma estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, em um encontro de escrita literária na escola. A perspectiva teórico-filosófica da narrativa criada pela aluna é acionada para pensar maneiras pelas quais seja possível romper com algumas práticas correntes de pedagogias do texto, produtivistas e próprias de uma razão instrumental, em direção a outros modos possíveis de operar e inventar com a palavra literária em espaços escolares. 

Biografia do Autor

Raquel Leão Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Barcelona, apoiado pela CAPES. Professora de Língua Portuguesa e LIteratura Brasileira.

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Luz, R. L., & Fischer, R. M. B. (2019). Ensaio, alteridade e experiência: a produção literária no espaço escolar. Perspectiva, 37(2), 581–598. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55581