Foucault revoluciona la investigación en la educación?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
En este artículo discuto algunas de las posibles contribuciones de la obra de Michel Foucault para la investigación en educación, a partir de ejemplos de investigaciones recientes. Desarrollo el argumento a partir de algunas “actitudes metodológicas” sugeridas por el trabajo del filósofo: el entendimiento del lenguaje y del discurso como lugares de luchas permanentes; el tratamiento de los hechos y de los enunciados como “rarezas” y no como obviedades; la atención del investigador a las prácticas discursivas y no-discursivas, como materia prima de las investigaciones; y la actitud de duda y de apertura a lo inesperado.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.