Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio: uma análise dos docentes do IFFar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97748Palavras-chave:
Atividades desplugadas, Educação tecnológica, Ensino de tecnologiaResumo
Neste estudo, buscou-se, a partir do foco nos professores, a identificação de elementos que possam contribuir para um cenário desafiador em componentes curriculares relacionados à lógica de programação no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o das evasões e repetências. Buscou-se identificar atributos significativos entre tais profissionais e, a partir de suas perspectivas, o potencial de aplicabilidade de atividades alternativas como estratégia de ensino para estimular a aprendizagem dos alunos. Conduziu-se na forma de pesquisa quali-quantitativa com abordagem exploratória, cujos dados coletados foram submetidos a análises estatísticas e de conteúdo. Entrevistou-se professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, todos com formação em nível de bacharelado e dedicados ao ensino de disciplinas de tecnologia, especialmente aquelas relacionadas à lógica de programação e algoritmos, e selecionados devido à sua proximidade com as disciplinas em questão. Utilizou-se questionário online com perguntas abertas e fechadas, que abordaram dados demográficos e percepções dos professores. Os resultados revelaram uma tendência positiva em relação à aplicabilidade de metodologias alternativas de ensino da lógica de programação. Além disso, notou-se que o ambiente de ensino converge com experiências semelhantes em outras localidades e regiões, especialmente em cursos relacionados à tecnologia. Emergiu indicativo de que existe um modelo estrutural, no qual há espaço para a implementação de metodologias alternativas, visando ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos nos cursos de tecnologia.
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