Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio: uma análise dos docentes do IFFar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97748

Palavras-chave:

Atividades desplugadas, Educação tecnológica, Ensino de tecnologia

Resumo

Neste estudo, buscou-se, a partir do foco nos professores, a identificação de elementos que possam contribuir para um cenário desafiador em componentes curriculares relacionados à lógica de programação no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o das evasões e repetências. Buscou-se identificar atributos significativos entre tais profissionais e, a partir de suas perspectivas, o potencial de aplicabilidade de atividades alternativas como estratégia de ensino para estimular a aprendizagem dos alunos. Conduziu-se na forma de pesquisa quali-quantitativa com abordagem exploratória, cujos dados coletados foram submetidos a análises estatísticas e de conteúdo. Entrevistou-se professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, todos com formação em nível de bacharelado e dedicados ao ensino de disciplinas de tecnologia, especialmente aquelas relacionadas à lógica de programação e algoritmos, e selecionados devido à sua proximidade com as disciplinas em questão. Utilizou-se questionário online com perguntas abertas e fechadas, que abordaram dados demográficos e percepções dos professores. Os resultados revelaram uma tendência positiva em relação à aplicabilidade de metodologias alternativas de ensino da lógica de programação. Além disso, notou-se que o ambiente de ensino converge com experiências semelhantes em outras localidades e regiões, especialmente em cursos relacionados à tecnologia. Emergiu indicativo de que existe um modelo estrutural, no qual há espaço para a implementação de metodologias alternativas, visando ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos nos cursos de tecnologia.

Biografia do Autor

Rogerio Marques Cresseri, Instituto Federal Farroupilha

Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil. MBA em Gestão de T.I. pela Universidade Anhanguera. Atualmente, atuo como Analista de T.I./Redes e Suporte na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, RS, Brasil, onde tenho participado de diversos grupos de trabalho focados em mapeamento e otimização de processos, além de compor um projeto de estruturação/migração em nuvem. Também acumulei experiência como professor substituto no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus Avançado Uruguaiana. Atualmente, estou em processo de conclusão do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) - Campus Jaguari.

Karla Pereira Rutz, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA - Uruguaiana, RS, Brasil. Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luís. Especialista em Educação em Ciências pela UNIPAMPA - Uruguaiana. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco-RJ. Atua no Instituto Laura Vicuña como Coordenadora Pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Certificada pelo TOEIC Bridge em nível proficiente na língua inglesa. Pesquisadora vinculada ao ComCiência (Grupo de Pesquisa em Educação) da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Coordena o Grupo de Orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes finalistas do Ensino Médio do Instituto Laura Vicuña.

Maurício Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Brasil (2020)
Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha, IFFar,  Campus Alegrete , RS, Brasil.

Fábio Diniz Rossi, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,  PUC/RS, Brasil (2016), com período sanduíche no Cloud Computing and Distributed Systems (CLOUDS) Lab da University of Melbourne, Austrália (2014-2015). Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,  PUC/RS (2008). Bacharel em Informática (2000) e Especialista em Gestão Educacional (2002) pela URCAMP. Aperfeiçoamento em Innovation Management Professional pela Steinbeis-SIBE (2018), Alemanha. Licenciado em Educação Profissional pelo IFFar (2020). Professor Titular do IFFar - Campus de Alegrete, seu interesse de pesquisa inclui cloud-edge computing, gerência de recursos computacionais e virtualização. Research Fellow no Smart and Distributed Computing (SDC) Lab da Western Sydney University, Austrália (2022). Orientador do Mestrado em Engenharia Elétrica da Unipampa. Avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. Instrutor da Cisco Networking Academy, da Red Hat Academy e da AWS Academy.

Referências

BRANCHER, Vantoir R.; RODRIGUES, Ricardo A.; SOUZA, Francisco das C. S. (Org.) Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. https://doi.org/10.31012/978-65-87836-52-2

BRANDALISE, Giselly C. M.; KNOBLAUCH, Adriane. A incorporação de saberes da docência no curso de pedagogia. Vivências, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 105–119, 2022. DOI: 10.31512/vivencias.v18i35.475. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/475. Acesso em: 05 out. 2023.

CREMA, Cristiani. Computação desplugada para estudantes do ensino médio: Concepção, execução e avaliação de atividades. 2020, p. 1-155. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO. Joinville, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9917752. Acessado em: 14 jul. 2022.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Artmed. 2010, p. 1-296.

DETERS, Janice I.; SILVA, Júlia M. C. D.; MIRANDA, Elisângela M. D.; FERNANDES, Anita M. D. R. O desafio de trabalhar com alunos repetentes na disciplina de algoritmos e programação. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/enucompi/article/download/17752/17587/. Acessado em 22 nov. 2023.

ENRIQUE, José; MELENA, Allauca. Aplicación de la teoría de grafos en la optimización de redes de transporte. Ciência Inteligente, 2023, v. 1, n. 1, p. 1–14. Disponível em: https://cienciainteligente.com/index.php/CIN/article/view/10. Acessado em: 12 set. 2023.

FARIAS, Carina M. de; AZEVEDO, Fellipe P.; DIAS, José E. de J. Uma abordagem gamificada para o ensino de lógica de programação: relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26, 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3493. Acessado em: 17 mai. 2023.

FELTRIM, Valéria D.; MARTIMIANO, Luciana A. F. An analysis of the participation of women in Information and Communication Technology courses at State University of Maringá (UEM). CLEI Electronic Journal, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–14, 2019. DOI: 10.19153/cleiej.22.2.5. Disponível em: https://www.clei.org/cleiej/index.php/cleiej/article/view/226. Acesso em: 16 ago. 2023.

GIL, Antônio C. Métodos de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas. 2008.

GOMES, Anabela; HENRIQUES, Joana; MENDES, António J. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias, 2008, v. 1, n. 1, p. 93–103. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eduform/v01n01/v01n01a09.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

MOURA, Laecyo M. A. Aplicação de atividades desplugadas no ensino de programação no curso superior de sistema de informação, 2016, p. 1-76. CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR. Recife, 2016.

SILVA, Marilda da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula, 2005. Revista Brasileira de Educação, v. 29, p. 152–163.

SILVA, Walquiria D. S.; LIMA, Maria S.; RAPOSO, Jakelline C. D. S.; JÚNIOR, Luiz C. F. D. S. Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de programação no curso Técnico de Informática. Diversitas Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 761–770, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616. Acesso em: 2 nov. 2023.

SILVA, Ranansamir S. D.; MATOS, Ecivaldo de S.; MASSA, Monica D. S. O desenvolvimento da identidade docente por professores de Computação não licenciados atuantes na Educação Profissional de Nível Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3511. Acessado em 19 jun. 2023.

SILVA, Leonardo. Avaliação da Influência dos Tamanhos das Turmas de Programação no Desempenho dos Estudantes de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 268-277. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15918. Acessado em: 22 ago. 2023.

SILVA, Rubens A. D. S.; FILHO, João B. B. A.; FERREIRA, Maria D. F. P.; SANTOS, Ismayle D. S.; ANDRADE, Rossana M. C. Evasão em Computação na UFC sob a perspectiva dos alunos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 338-347. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15925. Acessado em 8 set. 2023.

SOUSA, Maelly K. V.; ALBUQUERQUE, Danyllo W.; LEAL, Raquel B.; MAIA, Mirna C. O.; GOMES, A. B.; PERKUSICH, Myrko. Análise dos Fatores de Evasão dos Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática no IFPB campus Campina Grande. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 369-380. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223124. Acessado em: 24 jul. 2023..

SOUZA, Joubert A. D.; KOMATI, Karin S.; ANDRADE, Jefferson O. Análise de Sobrevivência: um estudo de caso em um Curso de Sistemas de Informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 392-403. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223357. Acessado em: 16 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Cresseri, R. M., Pereira Rutz, K., Ramos Lutz, M., & Diniz Rossi, F. (2024). Avaliando estratégias de ensino em lógica de programação para alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio: uma análise dos docentes do IFFar. Perspectiva, 42(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97748