Concepções e práticas avaliativas na rede pública de ensino do Distrito Federal: uma leitura do proposto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98330

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Diretrizes de Avaliação, Educação Básica

Resumo

Este artigo discute proposições teórico-metodológicas apresentadas nas Diretrizes de Avaliação Educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal (Distrito Federal, 2014c). Trata-se de documento institucional que assume a perspectiva formativa de avaliação para as aprendizagens e visa orientar as escolas a repensarem suas concepções e suas práticas. O texto resulta de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental (Kripka; Scheller; Bonotto, 2015). Adotou-se para leitura e geração de categorias a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Discute-se a avaliação como uma categoria central na organização do trabalho educativo, embasado em diversos autores, como Antunes (2013), Freitas (1995), Freitas et al. (2009), Fuentes e Ferreira (2017), Luckesi (2018) e Villas Boas (1993, 2008, 2022), entre outros. Da análise, conclui-se que as Diretrizes: a) orientam concepções e práticas avaliativas que podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes; b) reforçam a ideia da avaliação como categoria do trabalho pedagógico na e da escola, atuando na sua (re)organização; c) enfatizam o uso da avaliação em sua função formativa; d) orientam para que haja um discurso de envolvimento da família, porém, sua participação ainda é tímida no processo de avaliação dos estudantes; e e) há frágil discussão do trabalho pedagógico no qual se insere a avaliação. Problematiza-se a materialidade dessas Diretrizes na realidade escolar, uma vez que precisam estar alinhadas não apenas ao contexto e às condições do trabalho realizado nas escolas, mas também devem ser contempladas na formação inicial e continuada dos professores, constituindo-se um eixo estruturante.

Biografia do Autor

Cecille Gabrielle Dias de Oliveira Santos, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - FE) da Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no Cnpq. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Participou como estagiária do projeto 5º Dimensão Metacognitiva no Hospital Sarah. Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal e possui experiência na área de Educação com ênfase no processo de alfabetização/letramento e na coordenação pedagógica

Edileuza Fernandes-Silva, Universidade de Brasília

Doutora  e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais de escolarização. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto-Portugal (FPCE-UP). Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação Básica DF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014, coordenou a elaboração da política curricular do DF - Currículo em Movimento (SEEDF 2014). Foi membro e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação do DF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB - Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação.

Railma Aparecida Cardoso Marinho, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, Brasil (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1993). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), MG, Brasil,  vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro, Brasil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa: Docência, Didática e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e Superior - PRODOCÊNCIA, coordenado pelas professoras Edileuza Fernandes Silva e Rosana César de Arruda Fernandes. 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Santos, C. G. D. de O., Fernandes-Silva, E., & Marinho, R. A. C. (2025). Concepções e práticas avaliativas na rede pública de ensino do Distrito Federal: uma leitura do proposto. Perspectiva, 43(2), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98330