Concepções e práticas avaliativas na rede pública de ensino do Distrito Federal: uma leitura do proposto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98330Schlagworte:
Avaliação Educacional, Diretrizes de Avaliação, Educação BásicaAbstract
Este artigo discute proposições teórico-metodológicas apresentadas nas Diretrizes de Avaliação Educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal (Distrito Federal, 2014c). Trata-se de documento institucional que assume a perspectiva formativa de avaliação para as aprendizagens e visa orientar as escolas a repensarem suas concepções e suas práticas. O texto resulta de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental (Kripka; Scheller; Bonotto, 2015). Adotou-se para leitura e geração de categorias a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Discute-se a avaliação como uma categoria central na organização do trabalho educativo, embasado em diversos autores, como Antunes (2013), Freitas (1995), Freitas et al. (2009), Fuentes e Ferreira (2017), Luckesi (2018) e Villas Boas (1993, 2008, 2022), entre outros. Da análise, conclui-se que as Diretrizes: a) orientam concepções e práticas avaliativas que podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes; b) reforçam a ideia da avaliação como categoria do trabalho pedagógico na e da escola, atuando na sua (re)organização; c) enfatizam o uso da avaliação em sua função formativa; d) orientam para que haja um discurso de envolvimento da família, porém, sua participação ainda é tímida no processo de avaliação dos estudantes; e e) há frágil discussão do trabalho pedagógico no qual se insere a avaliação. Problematiza-se a materialidade dessas Diretrizes na realidade escolar, uma vez que precisam estar alinhadas não apenas ao contexto e às condições do trabalho realizado nas escolas, mas também devem ser contempladas na formação inicial e continuada dos professores, constituindo-se um eixo estruturante.
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