Demandas formativas no ensino de álgebra: uma leitura das manifestações de professores que ensinam Matemática no 5º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99279

Palavras-chave:

Ensino de álgebra, Anos iniciais, Formação de professores

Resumo

O presente artigo corresponde às análises e reflexões resultantes de uma pesquisa intitulada Demandas Formativas do(a) Professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, realizada por um grupo de sete pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 2021 a 2023. O objetivo deste estudo é verificar como o conhecimento algébrico se manifestou a partir das demandas formativas dos professores participantes da pesquisa. Os dados foram retirados dos questionários inicial e final respondidos pelos professores do 5º ano, da participação dos encontros síncronos, da realização das atividades assíncronas e dos registros feitos pelas pesquisadoras ao longo da ação formativa. Concluímos que é fundamental explorar em ações formativas, junto aos professores pedagogos, os objetos conceituais da álgebra que esses docentes devem abordar nos anos iniciais, desmistificando a ideia de que essa área refere-se somente ao emprego de letras, ampliando, com isso, a compreensão das relações presentes no conhecimento algébrico e as potencialidades de seu ensino. Além disso, reforçamos a ideia de que as ações de formação continuada sejam com (e não para) os professores, de modo a focar em suas necessidades frente ao conhecimento matemático, para que esses desafios que fazem parte da realidade na sala de aula e impactam no aprendizado dos alunos sejam enfrentados.

Biografia do Autor

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutoranda, Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na Área de Concentração Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, MT, Brasil, atuando como docente nos componentes disciplinares de Metodologia de Matemática e Estágio Supervisionado. Foi professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão, de abrangência local e nacional, voltados à formação de professores que ensinam Matemática e à aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação.

Vanessa Lacerda Tarouco, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2012) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil, (2017). Atuou como professora na rede privada de ensino em Cuiabá nos anos de 2012 a 2014 e 2017. Foi professora substituta na UFMT no período de março de 2018 à março de 2020, atuando no curso de Pedagogia com a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática e em cursos de licenciatura com a disciplina de Didática Geral e Organização e Funcionamento da Educação Básica. Ao longo de 2019 participou do Projeto de Extensão "A Matemática pela via da ludicidade". Atualmente é professora da rede municipal de Cuiabá, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos Anos Iniciais - GRUPEMAI e preceptora no projeto de Residência Pedagógica da UFMT.

Mariana Aline Nita, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Pós graduada em Educação Especial Inclusiva pela Uniasselvi. Atuou como membro bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado "A interação nas aulas de Matemática: da negociação de significados à construção de conhecimentos." Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos Anos Iniciais - GRUPEMAI e atua como professora no 4º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Cuiabá, MT, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 24 fev. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, ano 10, nº 14, p. 15-32, 2013. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/2374. Acesso em: 27 mar. 2024.

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 34-47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5785. Acesso em: 28 mar. 2024.

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Conhecimentos matemáticos para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, (25), n. 3, set/dez., p. 496-514, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648585/17460. Acesso em: 26 mar. 2024.

LUNA, Ana Virgínia de Almeida; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Ferreira. Discussões sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 15, Número Especial, p. 817-835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747/pdf_1. Acesso em: 28 mar. 2024.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino Básico. Ministério da Educação. Portugal: Direção Geral de Integração e de Desenvolvimento Curricular (DIGDC), 2009.

TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, v. 29, n. 51, p. 38-59, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a03. Acesso em: 28 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Fanizzi, S., Tarouco, V. L., & Nita, M. A. (2025). Demandas formativas no ensino de álgebra: uma leitura das manifestações de professores que ensinam Matemática no 5º ano do ensino fundamental. Perspectiva, 43(1), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99279

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua