Demandas formativas no ensino de álgebra: uma leitura das manifestações de professores que ensinam Matemática no 5º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99279Palavras-chave:
Ensino de álgebra, Anos iniciais, Formação de professoresResumo
O presente artigo corresponde às análises e reflexões resultantes de uma pesquisa intitulada Demandas Formativas do(a) Professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, realizada por um grupo de sete pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 2021 a 2023. O objetivo deste estudo é verificar como o conhecimento algébrico se manifestou a partir das demandas formativas dos professores participantes da pesquisa. Os dados foram retirados dos questionários inicial e final respondidos pelos professores do 5º ano, da participação dos encontros síncronos, da realização das atividades assíncronas e dos registros feitos pelas pesquisadoras ao longo da ação formativa. Concluímos que é fundamental explorar em ações formativas, junto aos professores pedagogos, os objetos conceituais da álgebra que esses docentes devem abordar nos anos iniciais, desmistificando a ideia de que essa área refere-se somente ao emprego de letras, ampliando, com isso, a compreensão das relações presentes no conhecimento algébrico e as potencialidades de seu ensino. Além disso, reforçamos a ideia de que as ações de formação continuada sejam com (e não para) os professores, de modo a focar em suas necessidades frente ao conhecimento matemático, para que esses desafios que fazem parte da realidade na sala de aula e impactam no aprendizado dos alunos sejam enfrentados.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 24 fev. 2024.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, ano 10, nº 14, p. 15-32, 2013. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/2374. Acesso em: 27 mar. 2024.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 34-47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5785. Acesso em: 28 mar. 2024.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Conhecimentos matemáticos para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, (25), n. 3, set/dez., p. 496-514, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648585/17460. Acesso em: 26 mar. 2024.
LUNA, Ana Virgínia de Almeida; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Ferreira. Discussões sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 15, Número Especial, p. 817-835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747/pdf_1. Acesso em: 28 mar. 2024.
PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino Básico. Ministério da Educação. Portugal: Direção Geral de Integração e de Desenvolvimento Curricular (DIGDC), 2009.
TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, v. 29, n. 51, p. 38-59, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a03. Acesso em: 28 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sueli Fanizzi, Vanessa Lacerda Tarouco, Mariana Aline Nita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.