Demandas formativas no ensino de álgebra: uma leitura das manifestações de professores que ensinam Matemática no 5º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99279Parole chiave:
Ensino de álgebra, Anos iniciais, Formação de professoresAbstract
O presente artigo corresponde às análises e reflexões resultantes de uma pesquisa intitulada Demandas Formativas do(a) Professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, realizada por um grupo de sete pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 2021 a 2023. O objetivo deste estudo é verificar como o conhecimento algébrico se manifestou a partir das demandas formativas dos professores participantes da pesquisa. Os dados foram retirados dos questionários inicial e final respondidos pelos professores do 5º ano, da participação dos encontros síncronos, da realização das atividades assíncronas e dos registros feitos pelas pesquisadoras ao longo da ação formativa. Concluímos que é fundamental explorar em ações formativas, junto aos professores pedagogos, os objetos conceituais da álgebra que esses docentes devem abordar nos anos iniciais, desmistificando a ideia de que essa área refere-se somente ao emprego de letras, ampliando, com isso, a compreensão das relações presentes no conhecimento algébrico e as potencialidades de seu ensino. Além disso, reforçamos a ideia de que as ações de formação continuada sejam com (e não para) os professores, de modo a focar em suas necessidades frente ao conhecimento matemático, para que esses desafios que fazem parte da realidade na sala de aula e impactam no aprendizado dos alunos sejam enfrentados.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 24 fev. 2024.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, ano 10, nº 14, p. 15-32, 2013. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/2374. Acesso em: 27 mar. 2024.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 34-47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5785. Acesso em: 28 mar. 2024.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Alessandro Jacques; RIBEIRO, Carlos Miguel. Conhecimentos matemáticos para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, (25), n. 3, set/dez., p. 496-514, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648585/17460. Acesso em: 26 mar. 2024.
LUNA, Ana Virgínia de Almeida; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Ferreira. Discussões sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 15, Número Especial, p. 817-835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747/pdf_1. Acesso em: 28 mar. 2024.
PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino Básico. Ministério da Educação. Portugal: Direção Geral de Integração e de Desenvolvimento Curricular (DIGDC), 2009.
TRIVILIN, Linéia Ruiz; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, v. 29, n. 51, p. 38-59, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a03. Acesso em: 28 mar. 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Sueli Fanizzi, Vanessa Lacerda Tarouco, Mariana Aline Nita

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
