Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000)
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Esta pesquisa insere-se num conjunto de estudos
que pesquisam a identidade dos alunos
que freqüentam o Ensino Médio e as suas relações
com as formas do conhecimento histórico.
Este trabalho é resultado parcial da pesquisa
“Construindo conhecimentos, produzindo
práticas, pesquisando o cotidiano escolar”,
desenvolvida por pesquisadores da Universidade
Federal do Paraná, com a participação de
alunos da Escola Média da cidade de Curitiba/
PR, nos anos de 1998-2000. Cinco professores
e 21 alunos foram observados e entrevistados.
Também foram aplicados questionários.
Resultados parciais indicam uma incongruência
entre os interesses e necessidades dos
jovens alunos e os objetivos e práticas do ensino
de História. A comparação com pesquisa
realizada em jovens europeus, a partir dos estudos
de Tutiaux-Guillon/Mousseau, (1998) e
Machado Pais (1999) permite concluir que
esta incongruência pode ser encontrada em
outros contextos e realidades.
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