Diálogos epistêmicos na encruzilhada do ensino de história: a educação histórica e a educação das relações étnico- raciais para descolonizar conhecimentos e ensejar o ensino de história antirracista

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e104040

Schlagworte:

Educação histórica, Educação das relações étnico-raciais, Ensino de história

Abstract

O presente texto intenciona refletir sobre o campo de investigação da Educação Histórica e a forma pela qual vem se constituindo com especificidades próprias em diferentes países e também no Brasil. Em seu artigo denominado Educação Histórica: a constituição de um campo de pesquisa, Germinari (2011) faz uma síntese analítica enfatizando a forma pela qual o campo busca refletir sobre a relação ensino e aprendizagem, bem como sua preocupação com as demandas do ensino de História. De forma particular, o presente trabalho objetiva propor possíveis alinhamentos entre os repertórios epistêmicos da Educação Histórica e da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) para a construção de um campo do ensino de história antirracista. Para tanto, mobilizaremos aspectos históricos da disciplina de história para a contextualização, apresentando conceitos da Educação Histórica enquanto fundamentação teórico-metodológica para sustentar a abordagem de conhecimentos relativos à ERER, considerando o ensino de história em suas relações com perspectivas outras de projetos de nação que desmontem do mito da democracia racial. A partir da publicação de Santos (2015), intitulada Saber do Negro, discutimos a disposição de alguns conteúdos, temáticas e referências sobre a História do Negro no Brasil, que poderão ser orientadas pelos caminhos possíveis da Educação Histórica, para o fortalecimento do ensino de história. Acionamos os conceitos de “consciência histórica” e “cognição histórica situada”, concernentes ao campo da Educação Histórica, examinando a abordagem dos conteúdos apresentados a partir destes, pensando nas possíveis dinâmicas de ensino-aprendizagem para a construção do pensamento histórico antirracista.

Autor/innen-Biografien

Jiliane Movio Santana, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Assis. Especializações em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (programa UNIAFRO), em Educação pela Universidade Federal de Alfenas/MG e em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. . Aprendizagens nas áreas da educação das relações étnico-raciais, educação histórica, história do Negro no Brasil, história da literatura brasileira. Atuou como professora de história nas redes municipal e privada de ensino de São Paulo. Atualmente é técnica em assuntos educacionais e atua no Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

Ana Claudia Urban , Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil (2009). Atuou como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e como professora do Ensino Superior em Instituições Particulares. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR) atuando com as disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR) e no Mestrado PROFHISTÓRIA/UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Historia, Educação Histórica, formação de professores e Didática da História.

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Veröffentlicht

2025-09-22

Zitationsvorschlag

Santana, J. M., & Urban , A. C. (2025). Diálogos epistêmicos na encruzilhada do ensino de história: a educação histórica e a educação das relações étnico- raciais para descolonizar conhecimentos e ensejar o ensino de história antirracista. Perspectiva, 43(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e104040

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Rubrik

Dossiê Ensino de História na encruzilhada: ontologia, epistemes e epistemologias