A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Neste trabalho delineamos um percurso de compreensão da elaboração de um texto de política educativa europeia, o documento Princípios Comuns Europeus para as Competências e Qualificações dos Professores, diligenciando ainda sugerir articulações com processos políticos nacionais no mesmo campo. Argumentamos que a educação e os professores se encontram sob o fogo de uma agenda emergente de pressões globais que se traduz numa pluralidade de orientações, de entre as quais os projectos democrático-profi ssionalizante e competitivo-tecnológico de massas, cujo desencontro é tão real quanto a discrepância da capacidade de infl uência entre as partes. Estas divergências ter-se-ão manifestado recentemente em Portugal, através de propostas de sentidos distintos para a formação inicial de professores. Procuramos clarifi car percursos e processos, conexões e desarticulações, salientando, por um lado, a inscrição estratégica das políticas nacionais nas políticas da União e globais e, por outro lado, a construção mediada, contextualizada e não-linear do desenvolvimento daquelas políticas na realidade do país.
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