A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português

Autores

  • Fátima Antunes Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste trabalho delineamos um percurso de compreensão da elaboração de um texto de política educativa europeia, o documento Princípios Comuns Europeus para as Competências e Qualificações dos Professores, diligenciando ainda sugerir articulações com processos políticos nacionais no mesmo campo. Argumentamos que a educação e os professores se encontram sob o fogo de uma agenda emergente de pressões globais que se traduz numa pluralidade de orientações, de entre as quais os projectos democrático-profi ssionalizante e competitivo-tecnológico de massas, cujo desencontro é tão real quanto a discrepância da capacidade de infl uência entre as partes. Estas divergências ter-se-ão manifestado recentemente em Portugal, através de propostas de sentidos distintos para a formação inicial de professores. Procuramos clarifi car percursos e processos, conexões e desarticulações, salientando, por um lado, a inscrição estratégica das políticas nacionais nas políticas da União e globais e, por outro lado, a construção mediada, contextualizada e não-linear do desenvolvimento daquelas políticas na realidade do país.

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Publicado

2007-11-16

Como Citar

Antunes, F. (2007). A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princípios comuns ao ângulo português. Perspectiva, 25(2), 425–468. https://doi.org/10.5007/%x