Movimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo trata de tema situado no campo da História das Instituições Educativas. O enfoque é regional, tendo como objeto de estudo a relação estabelecida entre um movimento social importante na história rio-grandense, ou seja, o movimento ferroviário, e a questão educacional, mais especificamente as iniciativas do Departamento da Educação da Cooperativa dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, culminando com o resgate de uma de suas experiências representada pela Escola Silva Jardim, de Porto Alegre (RS). Através da recuperação da história desta escola, procuramos evidenciar as possibilidades investigativas desse campo que denominamos História das Instituições Educativas. Pelos dados empíricos que apresentamos, pode-se perceber a trajetória de uma instituição educativa que foi criada, como muitas outras, a partir das convicções educacionais e da ação do movimento organizado dos trabalhadores ferroviários. Nessa construção, percebeu-se a importância da Igreja Católica, que, aproximando-se da Cooperativa dos Ferroviários, acabou por defi nir e implementar a concepção pedagógica que vigorou durante muito tempo e norteou as atividades das escolas. A trajetória da instituição investigada explicita, assim, por um caminho específi co, a relação entre público e privado, tão presente na história da educação brasileira.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.