Movimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas

Autores

  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo trata de tema situado no campo da História das Instituições Educativas. O enfoque é regional, tendo como objeto de estudo a relação estabelecida entre um movimento social importante na história rio-grandense, ou seja, o movimento ferroviário, e a questão educacional, mais especificamente as iniciativas do Departamento da Educação da Cooperativa dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, culminando com o resgate de uma de suas experiências representada pela Escola Silva Jardim, de Porto Alegre (RS). Através da recuperação da história desta escola, procuramos evidenciar as possibilidades investigativas desse campo que denominamos História das Instituições Educativas. Pelos dados empíricos que apresentamos, pode-se perceber a trajetória de uma instituição educativa que foi criada, como muitas outras, a partir das convicções educacionais e da ação do movimento organizado dos trabalhadores ferroviários. Nessa construção, percebeu-se a importância da Igreja Católica, que, aproximando-se da Cooperativa dos Ferroviários, acabou por defi nir e implementar a concepção pedagógica que vigorou durante muito tempo e norteou as atividades das escolas. A trajetória da instituição investigada explicita, assim, por um caminho específi co, a relação entre público e privado, tão presente na história da educação brasileira.

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Publicado

2007-11-16

Como Citar

Corsetti, B. (2007). Movimento social e escola no Rio Grande do Sul: um estudo no campo da história das instituições educativas. Perspectiva, 25(2), 525–546. https://doi.org/10.5007/%x