DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede

Autor/innen

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p589

Abstract

O presente artigo aborda as docênciaS na contemporaneidade, em meio à cultura digital e em rede. A multiplicidade, uma das marcas do mundo atual, convoca todos à distorção de olhares, maximização de percepções, escutas e odores, eclosão de paladares, para a vivência paradoxal, em dimensões atemporais e pluriespaciais. O diverso e o plural coexistem e, assim, são contraditórios, complexos e também instigantes. Para falar/pensar em processos formativos, docência e discência, neste contexto faz-se necessário plurificar. Dessa forma, justifica-se a expressão docênciaS, com destaque para a letra S, plural, múltipla. Para tratar de um tema tão vasto e complexo, são apresentados três pontos de “flexão”: 1) Oroboro: a persistência/insistência da docência apartada da discência; 2) a cultura digital e em rede: desdobrando ideias para a prática do desapego; 3) temas e dilemas atuantes como campo de possibilidades nas/com as docênciaS contemporâneas. Todos estes pontos são desenvolvidos/debatidos por meio das pesquisas que foram realizadas nos últimos anos, em articulação com as experiências de docências, agenciadas pelas investigações sobre as práticas pedagógicas cocriadas na cibercultura.

Autor/innen-Biografien

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

 

Veröffentlicht

2015-12-31

Zitationsvorschlag

Bruno, A. R., & Pesce, L. (2015). DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede. Perspectiva, 33(2), 589–611. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p589

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas