DocênciaS na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p589Abstract
O presente artigo aborda as docênciaS na contemporaneidade, em meio à cultura digital e em rede. A multiplicidade, uma das marcas do mundo atual, convoca todos à distorção de olhares, maximização de percepções, escutas e odores, eclosão de paladares, para a vivência paradoxal, em dimensões atemporais e pluriespaciais. O diverso e o plural coexistem e, assim, são contraditórios, complexos e também instigantes. Para falar/pensar em processos formativos, docência e discência, neste contexto faz-se necessário plurificar. Dessa forma, justifica-se a expressão docênciaS, com destaque para a letra S, plural, múltipla. Para tratar de um tema tão vasto e complexo, são apresentados três pontos de “flexão”: 1) Oroboro: a persistência/insistência da docência apartada da discência; 2) a cultura digital e em rede: desdobrando ideias para a prática do desapego; 3) temas e dilemas atuantes como campo de possibilidades nas/com as docênciaS contemporâneas. Todos estes pontos são desenvolvidos/debatidos por meio das pesquisas que foram realizadas nos últimos anos, em articulação com as experiências de docências, agenciadas pelas investigações sobre as práticas pedagógicas cocriadas na cibercultura.
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