Entre percursos formativos e comunidades de aprendentes: políticas curriculares para a educação integral no Brasil

Autor/innen

  • Roberto Rafael Dias Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p838

Abstract

O presente artigo examina os regimes de implementação das políticas curriculares de ampliação da jornada escolar desenvolvidas nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, procurou-se compreender seus processos de seleção e organização do conhecimento escolar. As políticas examinadas são implementadas a partir de duas noções distintas e complementares, quais sejam: percursos formativos e comunidades de aprendentes. Constatou-se, através de uma análise textual dos documentos curriculares orientadores das referidas políticas, uma significativa preocupação com os processos de seleção dos conhecimentos escolares a serem ensinados; todavia, ainda se notaram algumas dificuldades para indicar os critérios orientadores para as referidas escolhas, bem como as racionalidades pedagógicas que justificam sua implementação.

Autor/innen-Biografie

Roberto Rafael Dias Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Veröffentlicht

2017-12-31

Zitationsvorschlag

Dias Silva, R. R. (2017). Entre percursos formativos e comunidades de aprendentes: políticas curriculares para a educação integral no Brasil. Perspectiva, 35(3), 838–858. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p838

Ausgabe

Rubrik

Volume 35, número 3, 2017