O diálogo intercultural e decolonial do saber na formação de professores indígenas kaingang

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58798

Resumo

O objetivo desta escrita é apresentar parte da experiência pedagógica obtida no transcurso da formação de professores indígenas do povo kaingang na licenciatura intercultural indígena pela Universidade Comunitária da região de Chapecó – Unochapecó. Enunciaremos as perspectivas teóricas em que se fundamentou a implementação deste projeto, sustentado na pedagogia freireana e na perspectiva intercultural e decolonial. Da mesma forma, explicaremos as dificuldades e limites da implementação destas perspectivas teóricas na prática educativa cotidiana. Neste contexto nos referiremos de como esta investigação, permitiu articular soluções para algumas problemáticas e articular novas perspectivas para o futuro. Em especial em áreas onde a interculturalidade e decolonialidade se apresenta mais complexa em sua implementação, como a educação em matemática, ciências e em novas tecnologias. Finalmente, consideramos que difundir a cultura e línguas tradicionais é um instrumento pedagógico para a nova geração de professores indígenas interculturais que se está formando o na Unochapecó. Este é nosso desafio, ensinar para a diversidade, interculturalidade e decolonialidade, olhando para os tempos de resistência em que vive nossa américa.

Biografia do Autor

Jorge Alejandro Santos, Doctor en Filosofia por la Universidad de Buenos Aires - UBA. Profesor na faculdade de filosofia de la misma Universidad.

Pós doutorando pela Unochapecó.

Cláudia Battestin, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Professora do programa de pós-graduação em Educação da Unochapecó – Mestrado em Educação

Daniel Berisso, Doctor en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires – UBA.

Profesor Regular de la Cátedra de Filosofía de la Educación. Investigador de la Sección de Ética, Antropología Filosófica y Filosofía Intercultural "Prof. Carlos Astrada" del Instituto de Filosofía de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires

Leonel Piovezana, Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Pró reitor e Professor do programa de pós-graduação em Educação da Unochapecó – Mestrado em Educação.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Santos, J. A., Battestin, C., Berisso, D., & Piovezana, L. (2019). O diálogo intercultural e decolonial do saber na formação de professores indígenas kaingang. Perspectiva, 37(2), 420–436. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58798

Edição

Seção

Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas