Percepções docente e discente sobre o uso de filmes e séries em aulas de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97884Palavras-chave:
Percepção, Ensino-aprendizagem, Língua inglesaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de docente e discente do uso de filmes e séries em aulas de Língua Inglesa de nível pré-intermediário. A pesquisa se estruturou em três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados, tendo como referências Napolitano (2009a; 2009b), Duarte (2002), Gomes (2006) e Sousa (2016; 2017). Participaram 30 estudantes de nível pré-intermediário e três professoras de inglês. Pesquisa de abordagem qualitativa, semiestruturada e com aplicação de questionários online, que resultou no entendimento de que, em relação à percepção discente, a maioria dos estudantes gosta e demonstrou adquirir novos conhecimentos com filmes e séries; sente-se motivado e mais confortável para se expressar. Quanto à percepção docente em relação à sua prática pedagógica, as professoras utilizam-se dos filmes e séries como uma forma de diversificar as aulas, tornando-as mais dinâmicas e mantendo o objetivo de aprendizagem. Tanto docentes quanto discentes demonstraram que apreciam o uso de filmes e séries em sala de aula, percebendo que a seleção desses desperta a atenção, auxilia nas habilidades do inglês e ajuda a aprender mais sobre as gírias e novos conhecimentos. Consideram importante o tempo utilizado com filmes e séries, como forma de entender melhor a pronúncia das palavras e ficarem mais familiarizados com a língua inglesa. O conhecimento adquirido por meio de filmes e séries em inglês, assistidos em sala de aula, contribui de forma significativa e crítica para o processo ensino-aprendizagem, como contributo à teoria pedagógica.
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