Teacher and student perceptions about the use of movies and series in English classes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97884

Keywords:

Perception, Teaching-learning, English language

Abstract

This study aims to analyze the perception of teachers and students of the use of movies and series in pre-intermediate English language classes. The research was structured in three stages: bibliographic survey, field research and data analysis, using Napolitano (2009a; 2009b), Duarte (2002), Gomes (2006) and Sousa (2016; 2017) as references. Thirty pre-intermediate students and three English teachers participated. Research with a qualitative, semi-structured approach and the application of online questionnaires that resulted in the understanding that in relation to student perception, the majority of students like it and demonstrated that they acquire new knowledge from movies and series; they feel motivated and more comfortable expressing themselves. As for the teaching perception in relation to their pedagogical practice, teachers use movies and series as a way to diversify their classes, making them more dynamic and maintaining the learning goals. Both teachers and students demonstrated that they appreciate the use of movies and series in the classroom, realizing that their selection attracts attention, helps with English skills and helps to learn more about slang and new knowledge. They consider the time spent watching movies and series important, as a way to better understand the pronunciation of words and become more familiar with the English language. The knowledge acquired through movies and series in English watched in the classroom contributes significantly and critically to the teaching-learning process, as a contribution to pedagogical theory.

Author Biographies

Andrei Zandoná Bollis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pós-graduação no Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2020). Graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapeco, SC, Brasil (2018).Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapeco, SC, Brasil (2023-2025). Professor de Inglês na escola Lifelike Idiomas desde 2018. Estágio extra-curricular pela prefeitura municipal de Seara entre 2015 e 2017. Membro do grupo de pesquisa SULEAR da Unochapecó. Projeto de pesquisa da dissertação: Percepções de docentes e discentes em relação ao processo de desenvolvimento do speaking no ensino-aprendizagem da língua inglesa. ODS 4 Educação de qualidade. Linha de pesquisa: Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Professor orientador Dr. Leonel Piovezana.

Fernando Rossetto Gallego Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná UFPR, SC, Brasil (2009), mestre em Geografia pela UFPR (2006), graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Brasil (2003) e em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPR (2003). Desde 2008, é professor de Geografia, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Chapecó, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado em Informática, Engenharia de Controle e Automação (disciplina de Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade), na Especialização em Ensino de Língua Inglesa (disciplina de Cinema, Música e Cultura) e na Especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (disciplina e Ciência, Tecnologia e Sociedade). Foi coordenador do curso de PROEJA em Eletromecânica (2011-2014), do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do Câmpus Chapecó (2014-2020) e do curso de Inglês eTec Idiomas Sem Fronteira IFSC (2015-2016) (em rede - 21 câmpus). Desde 2019, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - Mestrado) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no qual trabalha o componente Geografia Social, Cultural e das Representações. Suas temáticas de pesquisa são Geografia e Futebol (profissional e amador), Cinema, espaço e cultura, além de outras questões relacionadas a abordagens cultural e social da Geografia. Também é autor de livros didáticos de Geografia, coordenador da Rádio C (Rádio Escola do IFSC Câmpus Chapecó - Extensão) e líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Tecnologia, Cultura e os Processos de Ensino e Aprendizagem

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Salamanca - Espanha. Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, 2010), SC, Brasil. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UJNISC, 2000). Graduação em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984), especialização em História e Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó, Unochapeco, SC, Brasil, no Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó, autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena, vem atuando como docente desses cursos. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, plano diretor municipal, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e PDI - Plano de desenvolvimento Institucional. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER - Gestão Biênio 2014 a 2016. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. Nos anos de 2018 e 2019 atua como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó.

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Published

2024-09-27

How to Cite

Zandoná Bollis, A., Rossetto Gallego Campos, F., & Piovezana, L. (2024). Teacher and student perceptions about the use of movies and series in English classes. Perspectiva, 42(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97884