Post-graduación stricto sensu y educación básica: ¿qué relación es ésta?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61885Resumen
El artículo tiene como objetivo comprender cómo las acciones gubernamentales han materializado la articulación entre postgrado en educación Stricto Sensu y educación básica en lo que se refiere a la formación de profesores a través de la discusión acerca de la relación entre la formación stricto sensu y la formación continuada de profesores que actúan en la educación básica. Las inquietudes que llevaron a la escritura de este artículo fueron las cuestiones relativas al papel de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), a los objetivos de los Programas de Postgrado en Educación (PPGE) en relación a la formación de sus discentes, a la comprensión de la diferencia entre el máster profesional y académico en términos de propuesta para la formación stricto sensu del profesor de la educación básica, en relación a los regimientos de los programas de postgrado stricto sensu en educación. Para posibilitar la investigación propuesta se hizo una investigación bibliográfica sobre la temática y análisis de documentos del Ministerio de Educación (MEC), de la CAPES y de los programas de postgrado stricto sensu. Como consideraciones es posible inferir que existen acciones que materializan posibles articulaciones entre el postgrado stricto sensu y la educación básica, así como instituciones que ya traen en sus regimientos esa cuestión. Sin embargo, todavía hay un largo camino por recorrer en la aproximación entre universidad y escuela.Citas
BARREIROS, D. K. Os sentidos e significados da formação stricto sensu no trabalho docente da educação básica. 2013. 135f.. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UnB, Brasília.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. GEOCAPES. Brasília [s.d]. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em 01 de nov 2018
BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Câmara de Educação Superior (SESU). Parecer, n. 977, de 03 de dezembro de 1965. Brasília, 1995. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf. Acesso em: 06 out. 2018.
V Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília: MEC/CAPES, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/. Acesso em: 04 abr. 2017.
CLÍMACO, João Carlos T. de S.; NEVES, Carmen M. de C.; LIMA, Bruno Fernandes de. Ações da CAPES para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a Pós-Graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, v. 9, n. 16, p. 181-209, abr. 2012. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/286. Acesso em: 19 de setembro de 2017.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
CAPES. Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/1892015-Portaria-CAPES-080-1998.pdf. Acesso em: 01 nov. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
CAPES. Plataforma Sucupira. Dados Quantitativos de Programas Recomendados e Reconhecidos. Área de Avaliação. Área de Conhecimento. Educação. 2010. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=38. Acesso em: 02 nov. 2018.
CURADO SILVA, K. A. P. C. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades'. 2008. 292 f.. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
A formação contínua docente como questão epistemológica. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE (Simpósio Eixo 2), 2016, Cuiabá, MT, Anais. Cuiabá: UFMT, 2016.
FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileira Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 19-34, jan./mar. 2017
MOTTA, Vania Cardos da. Et all. Plano nacional de educação 2014: notas críticas. VII Jornada Internacional Políticas públicas. São Luiz, MA, 2014. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/mesas/plano-nacional-de-educacao-2014_notas-criticas.pdf.
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Acompanhe a situação do plano de educação de cada estado. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br . Acesso em: 14 nov. 2018.
Resultado da Avaliação Quadrienal 2017. CAPES. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/. Acesso em: 01 nov. 2018.
Resultado do PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa. Acesso em: 30 out 2018.
Resultados da ANA 2016 por estados e municípios. INEP. Disponível em: http://ana.inep.gov.br/ANA/. Acesso em: 30 out 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Ellen Michelle Barbosa de Moura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
