Crenças e práticas de professores sobre a educação inclusiva

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63201

Abstract

O estudo teve como objetivo analisar as crenças e práticas de professores sobre a Educação Inclusiva, buscando refletir como elas permeiam a efetivação de um processo inclusivo responsável e de qualidade. Foram entrevistadas 10 professoras que atuavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujas respostas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. Dessa análise, derivaram 613 unidades de sentido, as quais após minucioso processo de estabelecimento de relações entre si, foram organizadas em quatro categorias finais: Avanços e barreiras no processo de inclusão; O professor e a inclusão; Papel da família na inclusão; e Preceitos da inclusão. A análise e interpretação dos dados indicou que o passo principal para uma inclusão efetiva é motivar os principais atores a acolherem as diferenças e trabalharem com e a partir delas, aspecto que envolve, mas vai além da atuação específica junto aos alunos público-alvo da Educação Especial. Esse caminho pressupõe um trabalho coletivo, aprimoramento constante, sensibilidade, empatia e disponibilidade para todas as interlocuções necessárias.

Autor/innen-Biografien

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Gabriela Dal Forno Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Karla Fernanda Wunder da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

 

Marinice Souza Simon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS

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Veröffentlicht

2020-03-27

Zitationsvorschlag

Rozek, M., Martins, G. D. F., Silva, K. F. W. da, & Simon, M. S. (2020). Crenças e práticas de professores sobre a educação inclusiva. Perspectiva, 38(1), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63201