Entre experiências e saberes: narrativas de professoras em exercício nos anos iniciais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63314

Abstract

Neste artigo, pretende-se apresentar algumas reflexões, recorte de um projeto maior de pesquisa concluída com um grupo de professoras sobre experiências e saberes construídos em um dos momentos do processo de desenvolvimento profissional da docência. Igualmente, propõe-se a evidenciar os sentidos atribuídos pelas professoras em exercício ao trabalho docente nos anos iniciais e as contínuas negociações de significações em um espaço tridimensional: temporal, relacional e contextual, ancorando-se na pesquisa narrativa. O trabalho docente é marcado por um tempo e lugar, exige um compromisso político e pedagógico, implicando, muitas vezes, satisfação, tensões e desafios para as professoras na realização do exercício da docência. Há uma busca, nesse processo, para entender a si mesmas no convívio com os outros que, ao provocar mudanças uns nos outros, desencadeia aprendizagens coletivas. As experiências e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para investigações sobre o desenvolvimento profissional, entrelaçado ao movimento de significações em um contexto específico de atuação, dando outros significados aos saberes e aos fazeres docentes.

Autor/innen-Biografie

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

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Veröffentlicht

2020-06-16

Zitationsvorschlag

Monteiro, F. M. de A. (2020). Entre experiências e saberes: narrativas de professoras em exercício nos anos iniciais. Perspectiva, 38(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63314