Entre experiências e saberes: narrativas de professoras em exercício nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63314Abstract
Neste artigo, pretende-se apresentar algumas reflexões, recorte de um projeto maior de pesquisa concluída com um grupo de professoras sobre experiências e saberes construídos em um dos momentos do processo de desenvolvimento profissional da docência. Igualmente, propõe-se a evidenciar os sentidos atribuídos pelas professoras em exercício ao trabalho docente nos anos iniciais e as contínuas negociações de significações em um espaço tridimensional: temporal, relacional e contextual, ancorando-se na pesquisa narrativa. O trabalho docente é marcado por um tempo e lugar, exige um compromisso político e pedagógico, implicando, muitas vezes, satisfação, tensões e desafios para as professoras na realização do exercício da docência. Há uma busca, nesse processo, para entender a si mesmas no convívio com os outros que, ao provocar mudanças uns nos outros, desencadeia aprendizagens coletivas. As experiências e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para investigações sobre o desenvolvimento profissional, entrelaçado ao movimento de significações em um contexto específico de atuação, dando outros significados aos saberes e aos fazeres docentes.
Riferimenti bibliografici
ADORNO, T. Teoria da semicultura. Educação e Sociedade, Campinas, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
ARROYO, M. G. Condição docente, trabalho e formação. In: SOUZA, J. V. A. (Org.) Formação de professores para a educação básica – 10 anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CLANDININ, D. J. Potentials and possibilities for narrative inquiry. In: CAMPBELL, M.; THOMPSON, L. (Eds.). Issues of identity in music education: Narratives and practice advances in music education. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2010. p. 1-11.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONTRERAS, J. A autonomia de professor. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão técnica, apresentação e notas à edição brasileira: Selma Garrido Pimenta. São Paulo: Cortez, 2002.
CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.
DAY, Christopher. Formar docentes: cómo, cuando y en qué condiciones aprende el profesorado. Tradução: Pablo Manzano. Madrid: NARCEA, S.A., 2005.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto editora, 2001.
DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FERRAROTTI, F. História e histórias de vida. O método biográfico nas Ciências Sociais.Tradução: Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passegui. Natal, RN: EDUFRN, 2014.
GADAMER, H. Verdade e método I. Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ.: Ed. Vozes, 1997.
GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência e educação, Bauru-São Paulo, v.11, n. 02, p. 327-345, 2005.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GROSSMAN, P. L. ; WILSON, S. M. ; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para la enseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada - Espanha, 9, 2, p.1, 2005.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Americana-SãoPaulo, n. 08, p. 7-22, 2009.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARIANI, F. & MONTEIRO, F. M. A. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-134, jan./abr.2016. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/8878 Acesso em: 05 abr. 2017.
MIZUKAMI, Maria da Graça N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCAR, 2002
MIZUKAMI, Maria da Graça N.. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, v.29, n.02, 2004.
MONTEIRO, F.M.A. et al. Narrativas de formação-investigação como lugar de aprendizagens em contexto colaborativo. In: VICENTINI, Paula Perin; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Sentidos, potencialidades e usos da (Auto) Biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, p.193-210, 2010.
MONTEIRO, F.M.A.; FONTOURA, H.A. da (Org.). Pesquisa, Formação e Docência: processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente em diálogo. Cuiabá: Editora Sustentável, 2017.
NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, A. (Org.); SACRISTÁN, D. H. J.; ESTEVE, J. M.; WOODS, P.; CAVACO, M. H. Profissão Professor.Organização. Porto-Portugal: Porto Editora, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997. p. 93-114.
SHULMAN, L. S. Those who understands: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 17, n. 1, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y Enseñanza: Fundamentos de la Nueva Reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada - Espanha, 9, 2, p.1, 2005.Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92art1.pdf. . Acesso em 20 out.2015.
TERRA, D. Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 157-179, jan./abr. 2004.
ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 10 dez.2010.
ZEICHNER, K. M. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.) Justiça Social – desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.