O protagonismo de estudantes da Educação Básica a partir do desenvolvimento de aplicativos para smartphone
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66049Abstract
A importância da aprendizagem do pensamento computacional já é discutida na Educação Básica. O pensamento computacional engloba a resolução de problemas, além de outras habilidades, conhecimento de algoritmos e programação o que pode ser ensinado por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis. Utilizando uma linguagem de programação visual, como App Inventor, estudantes da Educação Básica podem desenvolver aplicativos funcionais para smartphones, possibilitando a eles aprenderem conceitos de computação, de design de interface entre outras habilidades. É adotada como estratégia metodológica a ação computacional, uma abordagem que visa ensinar computação por meio da resolução de problemas na comunidade local. O artigo apresenta um estudo de caso avaliando a experiência de aprendizagem de estudantes no projeto “Jovens Tutores de Programação” a partir da prática pedagógica “Faça seu primeiro app”, criada pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC em 2018, que visa ensinar pensamento computacional a jovens do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento de aplicativos. Além disso, os jovens colaboram ensinando o conhecimento de computação para outros alunos do Ensino Fundamental. Os resultados desse estudo de caso mostram que essa prática pedagógica pode contribuir no interesse e na motivação dos estudantes abrangendo temáticas com base na vida deles e da comunidade, e com isso oportunizando o protagonismo dos estudantes. Tais perspectivas tendem a fortalecer a construção do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades dos estudantes, incentivando a construção ao invés de apenas consumo de tecnologia.Literaturhinweise
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