A juvenilização na educação de jovens e adultos: o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e68231

Abstract

O artigo aborda os resultados parciais da pesquisa intitulada A juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: compreendendo o fenômeno e buscando alternativas para a educação nesta modalidade de ensino. Os jovens alunos e alunas da EJA são sujeitos com trajetórias escolares distintas daqueles que cursam o que identificamos como “ensino regular” pois, em muitos casos, possuem histórias de vida marcadas por rupturas, reprovações, discriminação, indisciplina e evasão da sala de aula. Com esta pesquisa empírica, nos propusemos responder à seguinte questão: quem é o jovem com menos de 18 anos que frequenta os cursos de EJA na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais? Para responder a pergunta, traçamos, como principal objetivo, conhecer qual o perfil do estudante jovem da EJA nas escolas públicas dos municípios da Região dos Inconfidentes. Os dados revelam jovens e adultos que buscam a EJA independentemente do gênero, pois, dos 1.106 questionários aplicados, 588 são mulheres e 518 são homens. Destes, 592 possuem menos de 25 anos. Dos jovens com menos de 18 anos, 82,3% moram com os pais e apenas 27,1% não trabalham. Trata-se de um perfil de estudante muito diferente do adulto trabalhador que frequentada as salas de aula da EJA e que necessita de políticas públicas específicas para atender às suas demandas.

Autor/innen-Biografien

Regina Magna Bonifacio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga, Mestre em Educação (UFJF), Doutora em Educação (Unicamp), pos-douramento pela Universidade de Lisboa. Professora Associada I do Departamento de Educação da UFOP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de JOvens e Adultos.

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela UFMG e pós doutora em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- UFMG).

Literaturhinweise

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Documento de Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 20 de mar. de 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/confitea_docbase.pdf>. (Acesso em 27 out. 2020.)

BRUNEL, C. T. Jovens cada vez mais jovens na Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CORREA, L. M; SOUZA, M. C. R. F.; BICALHO, M. G. P.; ALVARENGA, M.; RIBEIRO, G. M. Tempo escolar, tempo de exclusão: a cultura juvenil e o sistema educacional na percepção dos jovens da E. E. Nelson de Sena. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, nov. 2004. Anais [...]. Caxambu: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, nov. 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt18/p181.pdf>. (Acesso em: 27 out. 2020.)

COUTRIM, R. M. E.; ARAÚJO, R. M. B.; SILVA, F. A. R. O fenômeno da juvenilização na Educação de Adultos: diferentes países, mesmos problemas. In: COUTRIM, R. M. E.; NOGUEIRA, M. O.; TORRES, M. A. (Orgs.). Entre diferentes mundos: jovens, sociabilidade e educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, v. 1, p. 37-54.

DAYRELL, J. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, J. et al. Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 298-322.

DAYRELL, J. A escola “faz” a juventude? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1.105-1128, out. 2007.

HADDAD, S. Tendências atuais na Educação de Jovens e Adultos. Em Aberto, Brasília, INEP, v. 11, n. 56, p. 2-13, out./dez. 1992. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/828/742>. (Acesso 27 out. 2013.)

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000. Disponível em: . (Acesso em: 27 out. 2013.)

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Col. Estudos e Pesquisas, n. 29. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

LEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. E.; SILVA, L. C. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 102, p. 82-98, 2021.

NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K.; ARAÚJO, R. M. B. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021.

SANTOS, P.; SILVA, G. Os sujeitos da EJA nas pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Educação & Realidade, v. 45, n. 2, e96660, 2020.

SETTON, M. G. J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan./jun. 2002.

SILVA, J. B.; LIMA, O. M. Juventude e política de Jovens e Adultos. In: HADDAD, Sergio. Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA. São Paulo: Global, 2007, p. 242-264.

SILVA NETO, C. M. Relações de gênero e indisciplina escolar: masculinidades em jogo. 2019. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SPOSITO, M. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 95-106, 2010.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.

Veröffentlicht

2022-03-08

Zitationsvorschlag

Araújo, R. M. B., & Coutrim, R. M. da E. (2022). A juvenilização na educação de jovens e adultos: o perfil dos alunos e das alunas jovens da Região dos Inconfidentes-MG. Perspectiva, 40(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e68231