Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582

Abstract

É crescente a presença de plataformas e serviços de empresas privadas de software no ensino público. Isso traz à tona preocupações que incluem a autonomia tecnológica de redes e instituições, o tratamento de dados estratégicos e sensíveis e a privacidade de alunos, professores, gestores e responsáveis. No entanto, ainda pouco sabemos sobre a extensão dessas parcerias e o teor desses acordos. Este trabalho apresenta uma análise das parcerias estabelecidas entre instituições públicas de ensino superior e redes de ensino com duas empresas associadas ao chamado ‘capitalismo de vigilância’. O trabalho partiu de solicitações realizadas via Lei de Acesso à Informação às secretarias de educação de estados e instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os resultados indicam adesão massiva a esses serviços e pouca clareza quanto ao teor das parcerias. Por fim, os dados permitiram a validação e aprimoramento de um script que faz a coleta automática de dados e permite uma visualização atualizada do capitalismo de vigilância na educação brasileira.

Autor/innen-Biografien

Tel Amiel, Universidade de Brasília, UnB

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas

Faculdade de Educação

Universidade de Brasília, UnB

Thiago Pezzo, Iniciativa Educação Aberta

Pesquisador

Iniciativa Educação Aberta

Leonardo Ribeiro da Cruz, Universidade Federal do Pará, UFPA

Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal do Pará, UFPA

Luísa Antunes Oliveira, Universidade de Brasília

Acadêmica de de Pedagogia

Faculdade de Educação

Universidade de Brasília

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Veröffentlicht

2021-09-29

Zitationsvorschlag

Amiel, T., Pezzo, T., da Cruz, L. R., & Oliveira, L. A. (2021). Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. Perspectiva, 39(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Educação, Direitos Humanos e Ética Hacker