Piaget e Chomsky: um encontro histórico para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Em primeiro lugar. este artigo destaca do encontro de Royaumont (1975), elementos importantes no campo da aquisição da Linguagem e, por extensão, de uma língua estrangeira. Ele coloca a questão se há incompatibilidade entre o construtivismo de Piaget (Il n'existe pas. chez I'homme. de structures a priori ou innées: seul le frobctiommement de l'intelligence est héréditaire.) e o inativismo de Chomsky ("The ability to from and understand previously unhe ard sentences".). Analisa a postura de Piaget em relação ao "núcleo fixo inato" de Chomsky, e a atitude de Piaget e Chomsky em relação ao empirismo behaviorista. Em segundo lugar, mostra algumas influências (diretas ou indiretas) de Piaget sobre a evolução da pedagogia de línguas: a crítica dos métodos tradicionais de ensino de linguas: os problemas dos métodos chamados 'integrados': o mito das técnicass audio-visuais: a atividade pedagógica centrada no aprendiz: o papel positivo e necessário do erro.
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