Intervenção etnográfica participativa no Ensino Médio: a incorporação de blogs e tecnologias digitais na prática pedagógica de Língua Portuguesa em escolas públicas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95330

Schlagworte:

Intervenção Etnográfica, Letramento Digital, Formação de professor

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo intervir etnograficamente e de forma participativa com um professor da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual em Londrina, PR. A pesquisa buscou auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvessem habilidades de produção de textos multimídia, com foco no letramento digital. A pesquisa seguiu uma abordagem etnográfica colaborativa, baseada nas propostas teórico-metodológicas da Linguística Aplicada. A intervenção ocorreu por meio do acompanhamento do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades, com o intuito de auxiliar o professor na recontextualização de sua prática docente. O estudo concentrou-se em atividades de linguagem que envolviam textos multimodais em um blog, construído a partir de pesquisas por WebQuest e produção de texto utilizando o Google Docs. Os resultados apontaram alternativas para o trabalho docente, transformando a sala de aula em um ambiente que valoriza a produção multimodal no contexto educacional. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliar o repertório pedagógico dos professores de Língua Portuguesa, fornecendo estratégias e recursos que promovam o letramento digital e incentivem a produção multimodal de textos. Além disso, o estudo visa refletir sobre a importância da formação continuada de professores e a integração das tecnologias digitais no ensino da língua portuguesa, preparando os alunos para os desafios da sociedade contemporânea.

Autor/innen-Biografie

Claudia de Faria Barbeta, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR) Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Integrante do Grupo de Pesquisa Multiletramentos: teorias, práticas e formação docente UTFPR - campus Londrina. Atua nas linhas de pesquisa: fundamentos e metodologias para o Ensino de Ciências Humanas; letramento digital; linguagem e tecnologia; aplicação de tecnologias digitais na área educacional. Tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior. Atua também em cursos de pós-graduação, com ênfase em Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa, letramento digital, tecnologia digitais na educação, educação a distância, língua portuguesa, comunicação oral acadêmico e empresarial, letramento acadêmico. 

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Veröffentlicht

2024-02-01

Zitationsvorschlag

Barbeta, C. de F. (2024). Intervenção etnográfica participativa no Ensino Médio: a incorporação de blogs e tecnologias digitais na prática pedagógica de Língua Portuguesa em escolas públicas. Perspectiva, 42(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95330