Permanentemente temporários: reflexões sobre a contratação de professores(as) em Minas Gerais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97172

Schlagworte:

Contratação temporária, Seleção de professores, Despesas educacionais

Abstract

Este artigo objetiva discutir a contratação temporária de professores na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, Brasil (2011-2020). A hipótese é que a manutenção de contingente expressivo de docentes com vínculos precários de trabalho consiste em estratégia para redução de despesas com folha de pagamento de pessoal. A fundamentação teórica assume que a seleção de professores por concurso público e sua estabilidade funcional são parte do processo de profissionalização docente e incorporação à burocracia do Estado. Foram coletadas informações educacionais e orçamentárias em fontes oficiais, submetidas a tratamento estatístico descritivo. Como resultados, revelou-se que na maior parte da década, o percentual de funções docentes temporárias foi significativamente superior ao de professores efetivos. Apesar disso, o gasto com pagamento de efetivos foi maior que o de temporários em todos os anos da série, o mesmo ocorrendo com sua remuneração. Identificou-se que a ausência de carreira e consequente impossibilidade de promoções e progressões, com ganhos pecuniários incorporáveis, faz com que essa opção de contratação tenha menos impactos orçamentários no tempo, a despeito de seus possíveis prejuízos para a vida profissional desses trabalhadores, e de suas repercussões pedagógicas negativas.

Autor/innen-Biografien

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Unidade Ibirité, MG, Brasil. Possui Pós-Doutorado e Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MG, Brasil, mestrado em Educação e Formação Humana pela UEMG, onde também se graduou em Pedagogia. Coordenador do Obversatório da Valorização dos Trabalhadores em Educação (OBVATE).

Eduardo Santos Araújo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Eduardo Santos Araújo é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerai, UFMG, Brasil e pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas de Ensino - PASE/UFMG. É Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela  Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, MG, Brasil (2017) e especialista em Gestão Escolar também pela UFMG (2015).

Rosimar de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais,  UFMG, Brasil. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil e graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Política e Administração dos Sistemas Educacionais (GruPASE).

Literaturhinweise

AMORIM, M. A.; SALEJ, A. P.; BARREIROS, B. B. C. “Superdesignação” de professores na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. e230053, p. 1-22, 2018.

BARBOSA, A.; JACOMINI, M. A.; FERNANDES, M. J. S.; SANTOS, J. B. S.; NASCIMENTO, A. P. S. Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 790-812, 2020.

BANCO Central do Brasil. Calculadora do Cidadão. BCB/Sisbacen: Brasília, 2023.

BRAGA, D. S.; COSTA, J. T. P.; DUARTE, M. R. T.; BRITO, V. L. F. A. Políticas de remuneração de professores da rede básica de Minas Gerais em contexto de choque de gestão (2006-2014). In: BASSI, M. E.; FERNANDES, M. D. E.; ROLIM, R. M. E. (Eds.). Remuneração de professores da educação básica das redes estaduais de ensino no contexto do FUNDEB e PSPN. Curitiba: Appris, 2018a. p. 15-44.

BRAGA, D. S.; SILVA, F. R.; ROCHA, M. C.; BRITO, V. L. F. A. Piso ou teto? Os efeitos da lei do piso nas redes públicas de educação de Minas Gerais e Belo Horizonte (2006-2014). In: BASSI, M. E.; FERNANDES, M. D. E.; ROLIM, R. M. E. (Eds.). A remuneração dos professores da educação básica pública sob a ótica dos pesquisadores e pesquisadoras em formação. Curitiba: Appris, 2018b. p. 75-44.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei n. 13.005, de 25 de junho de

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Tabela de evolução do PSPN. Homepage Mec - Ministério da Educação. Disponível em: http://planodecarreira.mec.gov.br/2-uncategorised/16-tabela-de-evolucao-do-pspn. Acesso em: 7 nov. 2023.

BRITO, V. L. F. A.; BRAGA, D. S. Recursos para a educação e limites do ajuste fiscal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 247-266, 2016.

BRITO, V. L. F. A. et al. Os impactos e impasses da nova proposta de remuneração e plano de carreira do magistério em Minas Gerais: uma contribuição ao debate sobre a Lei 18.975/10. In: VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, 2011, Belo Horizonte, FaE/UFMG, Anais [...]. 2011.

COELHO, C.; OLIVEIRA, R. A implementação do Piso Salarial Profissional Nacional na carreira dos servidores da rede estadual de ensino de Minas Gerais: efeitos do subsídio. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 7, p. 1-18, 2015.

COELHO, C.; OLIVEIRA, R. Implementação do PSPN e subsídio na Rede Estadual de Ensino de MG. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 293-310, jan./jun. 2016.

COSTA, J.; COELHO, C.; OLIVEIRA, R. A implementação do Piso Salarial Profissional Nacional em Minas Gerais: entre o dito, o feito e o escrito. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-15, 2020.

COUTO, M. A. C.; VASCONCELOS, A. T.; CORRÊA, F. C.; SERRA, E.; BERBAT, M. C. Contra a precarização da escola pública brasileira e pela valorização da profissão docente. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 40, p. 145-158, 2013.

DUTRA JÚNIOR, A. F.; ABREU, M.; MARTINS, R.; BALZANO, S. Plano de Carreira e Remuneração do magistério público. Brasília: Fundescola/MEC, 2000.

FERREIRA, A. G. A.; VÉCHIA, A. Um olhar sobre as instituições de ensino secundário no século XIX: o Liceu de Coimbra e o Imperial Collégio de Pedro II. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n. 3, p. 5-16, jan./dez. 2004.

FRANZESE, C.; MARIN, P.; ANDRADE, G.; ANDRADE, G. Despesas com educação dos estados brasileiros. Brasília: Consed, 2018.

GOMES, A. V. A. Contratação temporária de professores nas redes públicas de educação básica e o cumprimento da estratégia 18.1 do Plano Nacional de Educação. Estudo Consultoria Legislativa. Câmara dos Deputados, DF, 2019.

IBGE. Projeção da População das Unidades da Federação por sexo e idade: 2000-2030. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília, DF: IBGE, 2018.

INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb – Base de dados dos Professores 2011; 2013 e 2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF: Inep, 2012, 2014, 2016.

INEP. Censo Escolar 2011 a 2020. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF: Inep, 2012:2021.

INEP. Indicador de Regularidade Docente. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF: Inep, 2020.

LEHER, R. Valorização do magistério. Dicionário Trabalho, profissão e condição docente. GESTRADO/UFMG, 2010.

LIMA, L. C.; AFONSO, A. J. Reformas da educação pública: democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

MAIA, L. S. F. A contratação precária no estado de Minas Gerais a partir do caso da Lei Complementar n. 100/2007. Trabalho de conclusão de curso. Fundação João Pinheiro, 2015.

MINAS GERAIS. Estatuto do Pessoal do Magistério Público do Estado de Minas Gerais. Lei n. 7.109, de 13 de outubro de 1977. Minas Gerais – Diário do Executivo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1977.

MINAS GERAIS. Lei n. 9.381, de 18 de dezembro de 1986. Minas Gerais – Diário do Executivo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1986.

MINAS GERAIS. Lei n. 10.254, de 20 de julho de 1990. Minas Gerais – Diário do Executivo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1990.

MINAS GERAIS. Lei n. 22.062, de 20 de abril de 2016. Minas Gerais – Diário do Executivo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 2016.

MINAS GERAIS. Plano de carreiras dos profissionais da Educação Básica de Minas Gerais. Lei n. 15.293, de 5 de agosto de 2004. Minas Gerais – Diário do Executivo. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 2004.

MINAS GERAIS. Emitir autorização para lecionar a título precário em escola estadual de educação básica (CAT), 2021a.

MINAS GERAIS. Resolução SEE n. 4.475/2021. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2021b.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, [s.l.], n. 4, p. 109-139, 1991.

OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 27-40, 2021.

PEREIRA, L. R. M. Remuneração. Dicionário Trabalho, profissão e condição docente. GESTRADO/UFMG, 2010.

SANTOS, J. B. S. dos; QUIBAO NETO, J. O contrato temporário como estratégia da administração pública na rede estadual de ensino de São Paulo. In: ENCONTRO ANUAL DA FINEDUCA, 6., Anais [...], p. 152-165, Campinas, SP, 2018. Disponível em: https://fineduca.org.br/anais-fineduca/. Acesso em: 17 jul. 2024.

SIMARDI NETO, Moacir. Neoliberalismo e Educação: A precarização do trabalho docente e da educação pública no estado de São Paulo. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://www.ppged.ufscar.br/pt-br/arquivos-1/dissertacoes-defendidas/2019/moacir-neto.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

Veröffentlicht

2024-09-27

Zitationsvorschlag

Santos Braga, D., Santos Araújo, E., & de Fátima Oliveira, R. (2024). Permanentemente temporários: reflexões sobre a contratação de professores(as) em Minas Gerais. Perspectiva, 42(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97172

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Demanda Contínua