Fatores associados ao desempenho em matemática na educação de jovens e adultos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97236

Schlagworte:

Encceja, Matemática, Fatores de contexto

Abstract

A avaliação educacional tem, nos últimos anos, favorecido a compreensão da realidade da educação não somente em termos de desempenho dos alunos, mas também no que se refere aos fatores que podem influenciar esse resultado. Os estudantes jovens e adultos que compõem uma modalidade educacional têm, historicamente, contexto socioeconômico que costuma ser desfavorável, aspecto que pode ser relevante na composição do resultado em avaliações em larga escala, pois, na teoria de Bourdieu e Passeron (1992), o contexto socioeconômico exerce efeito considerável na trajetória educativa. Por outro lado, fatores linguísticos também podem interferir no desempenho dos alunos, uma vez que o estudante/participante carece de interpretar corretamente enunciados das questões para, então, utilizar os saberes específicos daquele componente curricular. Este estudo teve como objetivo analisar os resultados do desempenho em Matemática dos participantes do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos da edição de 2019, considerando os fatores de contexto e a nota na prova de Redação. A amostra foi constituída de 3.496 participantes que realizaram a prova de Matemática do exame referente ao Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas as Análises de Regressão Linear Simples e Múltipla. O modelo resultante foi estaticamente significativo e indica que as variáveis como idade, quantidade de pessoas que moram na mesma casa, sexo, nível de escolarização da mãe, renda familiar mensal e a nota da redação possuem forte associação com o desempenho em Matemática.

Autor/innen-Biografien

Maria Irilene Alves dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação brasileira na Linha de Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Maciço do Baturité - FMB (2018). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED (2016). Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NIAVE/IFCE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa, Instrumentos, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica nas subáreas de Pedagogia e Matemática.

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Doutorado e Mestrado em Educação (Avaliação Educacional) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé. Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe. Integrante do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq/UECE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Instrumento, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional vinculado à Universidade Estadual do Ceará (IMPA/UECE). Pesquisa nas áreas de Formação de Professores e Avaliação Educacional com ênfase em métodos quantitativos.

Rafael Bráz Azevedo Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutor (2012) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), SP, Brasil. Graduado em Estatística (2004, Magna Cum Laude) e Especialista em Gestão Universitária (2022) pela pela Universidade Federal do Ceará, Mestre (2007)  Cumpriu estágio de Doutorado sanduíche no exterior na University of Connecticut, Estados Unidos, sob a tutela do Prof. Dr. Dipak Dey, com apoio da FAPESP.  É Professor Associado do departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará (DEMA-UFC) e pesquisador permanente do programa de pós-graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ) da UFC. Tem experiência na área de Modelagem Estatística e Ciências de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências de Dados, Modelos de Regressão, Estatística Computacional e Avaliação do Ensino Superior. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP/MEC) e é membro da Comissão de Assessoramento em Psicometria da Diretoria de Avaliação do Ensino Superior do INEP/MEC. 

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts - EUA. Tem experiência na área de educação (Básica e Superior) com ênfase em avaliação da aprendizagem, legislação educacional, Língua Portuguesa e Inglês. Coordenadora técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-Desemprego, coordenadora técnica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020 e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de Graduação, da UFC. Foi Pró-Reitora de graduação da UFC (2019-2023) e coordenadora geral do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (2018-2022). Atualmente é Diretora Científica da Fundação CETREDE/UFC e membro titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

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Veröffentlicht

2024-09-10

Zitationsvorschlag

Alves dos Santos, M. I., Araujo de Sousa, L., Bráz Azevedo Farias, R., & de Medeiros Ribeiro, A. P. (2024). Fatores associados ao desempenho em matemática na educação de jovens e adultos. Perspectiva, 42(1), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97236