Investigar (com) os professores: reflexões sobre uma pesquisa longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Neste artigo discutem-se algumas questões relativas à investigação qualitativa numa perspectiva longitudinal, com base num estudo empírico realizado em Portugal, que incidiu sobre a natureza, os processos e os contextos de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e de mudança dos professores ao longo dos dois primeiros anos de ensino. Abordam-se aspectos relativos às decisões metodológicas tomadas, à problemática da validade, fiabilidade e relevância, bem como ao papel do(a) investigador(a) e à ética da investigação.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.