O raio do ensino de História no colorido espectro da ciência: particularidades do caso brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e104056

Palavras-chave:

Ensino de história, História da ciência, Epistemologia

Resumo

O presente ensaio dedica-se a discutir o ensino de História no Brasil, enfatizando sua complexidade e as interações com outras disciplinas, como Antropologia e Sociologia, como um exercício de definições epistemológicas. O ensino de História é abordado como campo científico em construção, a partir das perspectivas da História, Sociologia e Filosofia da Ciência, partindo do pressuposto de que a trajetória do desenvolvimento desse campo não é uniforme nem no tempo e nem no espaço, mas responde às características e demandas da sociedade em que se insere. O ensino de História, embora tenha se expandido como campo de pesquisa acadêmica, enfrenta uma crise que remonta à transição política do país e às mudanças epistemológicas na História, e que entrou em um novo patamar com a ascensão ideológica da extrema direita nos anos 2010. Assim, defende-se que existem particularidades nacionais e regionais que se ligam aos contextos históricos e às especificidades dos usos sociais do conhecimento histórico em cada recorte cronológico e espacial. Argumenta-se que, no caso brasileiro, esse campo nasce na Escola Básica, e no âmbito universitário, nasce dentro do campo da Educação, embora nunca perca sua referência com a História. Fatores de disputa por legitimação social da ciência, questões de gênero dos sujeitos envolvidos e de financiamento da pesquisa fizeram com que o campo fosse de pedra no sapato a pedra angular para a História. Discute-se, enfim, as potencialidades e problemas dessa evolução, ao propor uma reflexão sobre preconceitos e elitismos que permeiam os embates do campo.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, SP, Brasil, (2000). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Paraná, Brasil.

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Publicado

2025-10-10

Como Citar

Cerri, L. F. (2025). O raio do ensino de História no colorido espectro da ciência: particularidades do caso brasileiro. Perspectiva, 43(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e104056

Edição

Seção

Dossiê Ensino de História na encruzilhada: ontologia, epistemes e epistemologias