A força da cultura histórica: representações de estudantes brasileiros sobre heróis nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1357

Resumo

A história escolar, ao longo das últimas décadas, tem sido palco de profundas controvérsias quanto ao seu lugar nos sistemas educativos e ao seu papel na formação da consciência histórica dos jovens. No marco das culturas globalizadas, visualiza-se um crescente fascínio pelo passado e, paradoxalmente, coloca-se em questão se (e o que), de fato, podemos aprender com a História. O artigo ora apresentado resulta de um projeto internacional e interinstitucional intitulado Jovens e a História no Mercosul, tomando dados sobre a cultura histórica de estudantes secundaristas brasileiros, ao analisar os personagens da história que habitam suas representações sociais. Trata-se de buscar compreender as interpretações que os sujeitos fazem do passado, considerando as representações sociais como lugar de confluência entre a cultura, as práticas sociais, a memória coletiva e as suas identidades sociais. Os estudantes indicaram os três principais heróis nacionais em sua opinião, por ordem de importância, e os dados foram tratados pelo software Evoc 2000, com base no conceito de núcleo central da Teoria das Representações Sociais.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor associado da UEPG. Docente do Departamento de História e dos Programas de Pós Graduação acadêmico e profissional em História da UEPG. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Flávia Eloísa Caimi, Universidade de Passo Fundo, UPF

Doutora em Educação. Professora titular da UPF. Docente do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Letícia Mistura, Universidade de Passo Fundo, UPF

Graduada em História e mestranda em Educação pela UPF. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Cerri, L. F., Caimi, F. E., & Mistura, L. (2018). A força da cultura histórica: representações de estudantes brasileiros sobre heróis nacionais. Perspectiva, 36(4), 1357–1377. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1357